Banca de DEFESA: Ruana Domingos Brandao

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ruana Domingos Brandao
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química

Síntese de catalisadores de Pt/C visando à produção de biocombustíveis hidrocarbônicos por meio da rota HEFA: influência do procedimento de impregnação e da composição da superfície do suporte de carbono

biocombustíveis hidrocarbônicos; bioquerosene para aviação; HEFA; HDO; catalisador Pt/C

Este trabalho diz respeito a estudos pioneiros sobre a preparação de catalisadores de Pt/C e sua aplicação na produção de biocombustíveis hidrocarbônicos por meio do Hidroprocessamento de Ésteres e Àcidos Graxos (rota HEFA). Como material de partida foi usado um carbono ativado (CA) mesoporoso produzido a partir da ativação química com H3PO4 de casca de coco seca. Este CA foi usado como preparado ou após ser tratado com HNO3 ou sob atmosfera de H2 a elevadas temperaturas, o que permitiu aumentar ou reduzir a quantidade de grupos superficiais ácidos, respectivamente. As condições de preparação foram avaliadas de maneira a otimizar a atividade dos catalisadores obtidos para a hidrodesoxigenação (HDO) de precursores lipídicos. Os testes de HDO foram conduzidos em batelada tendo ácido dodecanoico (um composto modelo) e óleo de coco como substrato. Catalisadores com elevada eficiência foram obtidos, os quais permitiram uma completa desoxigenação dos precursores, resultando em biocombustíveis constituídos basicamente por alcanos. Os melhores resultados foram verificados para o catalisador preparado usando o CA reduzido sob atmosfera de H2 e depositando a Pt pelo método da impregnação a úmido a partir de uma solução de H2PtCl6 aditivada com HCl. Este catalisador correspondeu àquele com a dispersão da Pt mais elevada. A redução do suporte permitiu aumentar a disponibilidade de grupos básicos, os quais são susceptíveis a serem protonados e, desta forma, estabelecer interações eletrostáticas fortes com as espécies negativamente carregadas contendo Pt presentes na solução impregnante. Devido à baixa acidez dos suportes de carbono, a ocorrência de reações de isomerização não foi significativa, de forma que os biocombustíveis obtidos foram constituídos basicamente por n-alcanos. A adição de HCl à solução impregnante foi benéfica porque favoreceu a etapa de protonação dos grupos superficiais básicos. O biocombustível produzido apresenta grande potencial para ser usado como substitutos drop-in sustentáveis de derivados de petróleo como o óleo diesel e a gasolina de aviação.

Externa ao Programa - 2097940 - ANDRESSA REGINA VASQUES MENDONCA
Externo ao Programa - 1948783 - FABIO MOREIRA DA SILVA
Presidente - 1345875 - MARCOS JULIANO PRAUCHNER
Externo à Instituição - SÉRGIO BOTELHO DE OLIVEIRA - IFG