Banca de DEFESA: Fernanda Favero

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fernanda Favero
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Prof. Lauro Morhy do Instituto de Química
TÍTULO:

Avaliação da atividade modulatória de diferentes classes químicas frente a expressão de fenótipos de Quorum Sensing de uma cepa de Chromobacterium.


PALAVRAS-CHAVES:

Quorum sensing, Chromobacterium violaceum, ancoragem molecular.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O crescente número de cepas bacteriana resistentes à antibióticos impulsiona a descoberta de terapias alternativas que não ofereçam pressão evolutiva sobre os micro-organismo. Compostos capazes de amenizar a virulência de uma doença se mostram como uma opção ao uso de antibióticos convencionais. Já é sabido que a virulência em muitos micro-organismo é controlada pelo Quorum Sensing (QS) microbiano. QS é uma forma de comunicação microbiana que ocorre pelo uso de moléculas sinalizadoras e permite que a bactéria se comporte de forma multicelular. Este trabalho visou o estabelecimento de um fluxo de trabalho que permite a otimização racional de inibidores de QS da Chromobacterium violaceum. Em meio às atividades propostas, foi desenvolvimento de um teste em fase líquida capaz de quantificar a produção de violaceína em C. violaceum. Este teste biológico se mostrou robusto e teve sua eficiência balizada pela comparação entre os resultados obtidos para moléculas novas aqueles para um inibidor previamente na literatura. Uma nova classe de moléculas derivadas de morfolina foram sintetizadas com rendimentos que variaram de 30 a 90%. Os resultados dos testes biológicos mostraram algumas moléculas promissoras como a 76 e a 80, com inibições de 65% e 80%, respectivamente, na concentração de 625 μM. Estudos de ancoragem molecular foram realizados para entender se as moléculas testadas têm interação com o sítio de ligação da proteína receptora e como se dá esta interação. O entendimento de que fatores estruturais maximizam as interações entre os inibidores e a enzima receptora CviR e a quantificação (utilizando RT-qPCR) dos genes expresso por QS estão sendo utilizados para entender como ocorre a inibição em nível molecular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCELO HENRIQUE SOLLER RAMADA - UCB
Externo à Instituição - ANGELO DE FATIMA - UFMG
Presidente - 2766726 - ANGELO HENRIQUE DE LIRA MACHADO
Externa ao Programa - 2161777 - CYNTHIA MARIA KYAW - nullInterna - 2335199 - TALITA DE ALMEIDA FERNANDES CORREIA
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 15:24
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app26_Prod.sigaa20