Banca de DEFESA: Nickolas Valcarcel da Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Nickolas Valcarcel da Silva
DATA : 28/02/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Teams
TÍTULO:

Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos em Material Particulado Atmosférico do Distrito Federal


PALAVRAS-CHAVES:

Material Particulado Atmosférico, partículas em suspensão, Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA), Qualidade do Ar, Método Analítico, Variações Sazonais.


PÁGINAS: 146
RESUMO:

Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) são poluentes orgânicos persistentes, de grande presença em todos os compartimentos ambientais, inclusive encontrados em alimentos, sendo assim considerados ubíquos. Por terem sua fonte em compostos de petróleo ou reações de pirólise, os HPA são uma grande preocupação para a qualidade do ar. Associados aos processos de combustão, estes compostos podem estar na forma gasosa ou se associar a partículas em suspensão. HPA são conhecidos na literatura por seu potencial carcinogênico e mutagênico e, quando na atmosfera, podem se combinar a outras substâncias como ozônio e dióxido de nitrogênio gerando outros compostos possivelmente tóxicos. Apesar de ter um monitoramento periódico de materiais particulados (MP), a região do Distrito Federal (DF) carece de estudos aprofundados sobre as composições e características químicas deste poluente, sendo que as frações mais finas deste poluente, como MP2,5, não são amostradas. Com a falta de trabalhos sobre HPA no DF, utilizar o monitoramento local de particulados para estudar as frações grossas amostradas (menores que 10µm, MP10), que podem ter estes compostos presentes, é um ponta pé para se entender a situação das concentrações destes poluentes na região. O objetivo deste trabalho é adaptar e utilizar um método analítico para a determinação de HPA em MP através de Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas, de maneira a gerar uma rotina prática para a realização destas análises pelo Laboratório de Quimiometria e Química Analítica (LQQA) da Universidade de Brasília. Diferentes etapas do trabalho trataram de adaptar e implementar análises dos 16 HPA prioritários (EPA), 1-metilnaftaleno e 2-metilnaftaleno em MP. Foram feitos ensaios de otimização para o processo de evaporação do solvente pós extração através de um planejamento fatorial 2³. Realizou-se também ensaios de recuperação dos analitos em materiais de referência certificados, em sedimento e poeira (tipo MP10). No total 26 amostras do ano de 2018 foram analisadas, bem como 40 amostras de 2022 e 4 amostras de 2023. Estas amostras foram obtidas em dois pontos, um no centro de Brasília, outro próximo a duas indústrias cimenteiras locais. Todos os 18 compostos investigados foram quantificados, tendo algumas amostras apresentado resultados abaixo dos LoQ e LoD estabelecidos. Calculou-se razões de diagnóstico utilizadas por outros trabalhos da literatura, com o intuito de se obter informações sobre os tipos de fonte que deu origem aos poluentes. A sazonalidade da composição de HPA nas amostras de MP10 do DF foi estudada, onde foram encontradas relações diferentes de composição ao longo dos meses. Há uma diferença clara entre a estação de seca e a estação de chuvas, características do clima local. A soma das concentrações (∑HPA) teve resultados que variaram de 0,05 a 4,24 ηg.m-3 (m/v) considerando os diferentes locais amostrados e diferentes períodos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA CANELA - UENF
Interno - 1772025 - ALEXANDRE FONSECA
Presidente - 1747768 - FERNANDO FABRIZ SODRE
Externa ao Programa - 1807920 - POLIANA DUTRA MAIA - null
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 17:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app36_Prod.sigaa30