Banca de DEFESA: Lucio Paulo Lima Logrado

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lucio Paulo Lima Logrado
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Instituto de QUímica (Auditório verde)

ANÁLISE DE EXPLOSIVOS E RESÍDUOS PÓS-EXPLOSÃO: PERFIL QUÍMICO, INTERFERENTES E ESTABILIDADE POR CROMATOGRAFIA IÔNICA, CROMATOGRAFIA GASOSA COM DETECÇÃO POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS E QUIMIOMETRIA

Resíduos pós-explosão, Explosivos, Misturas Explosivas Combustível-Oxidante, Amostragem, Interferentes, CG/EM, Cromatografia Iônica (CI).

A análise de explosivos e resíduos pós-explosão é de grande importância na química forense, pois pode ajudar a elucidar aspectos cruciais de certos crimes. Porém, muitas vezes envolve diversos desafios. Este trabalho visa contribuir para o aprimoramento da análise de resíduos pós-explosão a partir de dificuldades reais enfrentadas na rotina de análises do Instituto Nacional de Criminalística. Inicialmente, é apresentada uma contextualização na análise química de resíduos pós-explosão por meio de uma revisão de literatura e observações práticas da química forense. Casos reais de Laudos Periciais são utilizados para ilustrar cada situação, com destaque para as dificuldades mais significantes. Após essa contextualização, um estudo retrospectivo de casos de pós-explosão apresenta o primeiro perfil dos tipos de explosivos mais utilizados em ações criminosas no Brasil. Este estudo demonstra que misturas a base de cloratos e/ou percloratos, pólvora negra e emulsão explosiva são amplamente utilizados nessas atividades criminosas. Este levantamento serviu de suporte à conceptualização e ao desenho experimental desenvolvido neste trabalho e poderá também servir de apoio a estudos futuros nesta área. Posteriormente é apresentado um estudo visando a avaliação de uma das matrizes mais complicadas nesta área: cédulas. Essa matriz apresentou analitos de interesse em quantidades relevantes, tornando a interpretação visual dos resultados difícil ou mesmo inviável. Análises de PCA foram realizadas e os resultados foram promissores na discriminação entre amostras provenientes de uma cena de crime e cédulas de uso diário. Ainda com relação a possíveis fontes de interferência, o estudo seguinte avaliou materiais de laboratório na análise de resíduos pós-explosão, principalmente relacionados à emulsão explosiva/ANFO por GC/MS. Foi demonstrado que materiais como êmbolos de seringas, luvas e filmes plásticos possuem potencial de contaminação com consequências indesejáveis nos resultados e conclusões, como resultados inconclusivos ou falsos negativos/positivos. Finalmente, foi conduzido um estudo de avaliação da viabilidade de manter contraprovas de extratos aquosos e orgânicos de resíduos de misturas explosivas comuns. Os resultados indicam que é possível manter os extratos aquosos por pelo menos 24 meses (para todos os explosivos estudados) e por pelo menos 12 meses para o extrato orgânico (para emulsão explosiva) em baixas temperaturas (4,5 ºC ou menos).

Presidente - 1645963 - JEZ WILLIAN BATISTA BRAGA
Interna - 2550600 - INGRID TAVORA WEBER
Externo ao Programa - 1393185 - TARCISIO SILVA DE ALMEIDA - UnBExterno à Instituição - DIEGO MENDES DE SOUZA - PCDF
Externo à Instituição - LEANDRO FERNADES MACHADO