Banca de QUALIFICAÇÃO: Amanda Mesquita Mendes Gonçalves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : Amanda Mesquita Mendes Gonçalves
DATE: 23/12/2022
TIME: 16:00
LOCAL: Plataforma Teams
TITLE:

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E ECONÔMICOS RELACIONADOS AO TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS CRÔNICAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA ENTRE 2014 E 2020

KEY WORDS:

TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS CRÔNICAS

PAGES: 20
BIG AREA: Ciências da Saúde
AREA: Enfermagem
SUMMARY:

As dificuldades terapêuticas associadas à cicatrização/reparação de lesões cutâneas apontam para a busca de tratamentos que atuem de forma a promover a reparação tecidual rápida com a reconstituição dos tecidos lesados. A otimização do tratamento para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por lesões crônicas de difícil reparação impulsiona estudos que viabilizem alternativas eficazes. Os dados disponíveis mostram que o tratamento de lesões crônicas acarreta elevados custos aos sistemas de saúde, demandando hospitalização prolongada, antibióticos e cirurgias, bem como acarreta a perda de produtividade, incapacidade e mortalidade prematura. No Brasil há poucos relatos sobre a incidência, prevalência e custo do tratamento de feridas crônicas. Além dos aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais é fundamental que os estudos categorizem e correlacionem esses aspectos com os diferentes tipos de tratamentos, com os agentes etiológicos, com as comorbidades e com o tempo de tratamento. Esse estudo buscou determinar o perfil epidemiológico, clínico e laboratorial, assim como o custo anual do tratamento dos indivíduos com lesões crônicas e atendidos no Ambulatório de Estomaterapia (AE) do Hospital Universitário de Brasília, UnB – DF no período de 2014 a 2020. Trata-se de estudo descritivo e retrospectivo desenvolvido no Serviço Ambulatorial de Enfermagem em Estomaterapia (SAEE) do Hospital Universitário de Brasília, com pacientes jovens, adultos e idosos acompanhados no SAEE para o tratamento de lesões cutâneas crônicas de diferentes etiologias. Para o levantamento utilizou-se os prontuários dos pacientes e na sequência os dados epidemiológicos, clínicos, laboratoriais. Os tipos e o custo dos materiais utilizados nos tratamentos foram coletados, tabulados, organizados e agrupados para a descrição e análise dos resultados. O levantamento epidemiológico mostrou predomínio de mulheres adultas (57±15 anos) com lesões crônicas, nível de escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto para ambos os sexos, renda familiar de até 1 salário mínimo, maior proporção de homens casados, maior proporção de mulheres divorciadas e viúvas. Quanto à etnia, 66,7% se autodeclaram brancos e quanto aos hábitos de vida houve maior proporção de mulheres não tabagistas (84,5%), predomínio de não etilismo e sedentarismo entre homens e mulheres. Os dados clínicos mostraram maior proporção de homens e mulheres com lesões únicas (70,8%), comparado aos indivíduos com duas ou mais lesões (29%), a estase venosa foi a principal causa das lesões cutâneas (46,8%) em ambos os sexos, maior proporção de homens com lesões cutâneas de origem neuropática, oncológica, vascular e infecciosa e predomínio das lesões nos membros inferiores em ambos os sexos (78,2%); a maioria de homens e mulheres (61,6%) permaneceram em tratamento por até seis meses. Espera-se que os aspectos epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e econômicos, depois de totalmente categorizados e correlacionados, contribua para orientar as equipes de enfermagem quanto ao tipo de tratamento em função das etiologias e comorbidades e, assim, favorecer os pacientes a serem atendidos na unidade de Estomaterapia.

BANKING MEMBERS:
Externo ao Programa - 1646005 - AMILCAR SABINO DAMAZO
Externa ao Programa - 1296742 - FLORA APARECIDA MILTON
Presidente - 3424061 - SELMA APARECIDA SOUZA KUCKELHAUS
Externa ao Programa - 1010271 - TATIANA KARLA DOS SANTOS BORGES
Notícia cadastrada em: 22/12/2022 14:57
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app28_Prod.sigaa22