Banca de DEFESA: ADRIANA FERREIRA BARROS AREAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA FERREIRA BARROS AREAL
DATA : 18/03/2024
LOCAL: Auditório da Pós Graduação da Faculdade de Medicina

IMPACTO INDIRETO DA COVID-19 NA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA REDE DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES (EBSERH)

Pandemia; Profissionais de Saúde; Hospital Universitário; COVID-19; Absenteísmo; Saúde Mental.

Objetivo: Avaliar o absenteísmo em trabalhadores de serviços hospitalares de saúde por todas as causas, não diretamente atribuível à infecção suspeita ou confirmada de SARS-CoV-2, comparando com dados da mesma população em um período anterior ao evento da pandemia COVID-19. Métodos: Foi realizado um estudo observacional longitudinal, com medidas repetidas do absenteísmo, de um mesmo grupo populacional, no período pré-pandemia (março a julho de 2019) e durante a pandemia (março a julho de 2020), de trabalhadores de saúde de 40 hospitais universitários públicos no Brasil. Foram analisadas todas as causas do absenteísmo, não atribuídas diretamente à COVID-19. Incluíram-se os dados de absenteísmo de trabalhadores de saúde que estavam vinculados nos dois períodos de interesse e excluíram-se aqueles que estavam em somente um dos períodos. Resultados: Foram incluídos no estudo 32.691 trabalhadores, sendo que os profissionais de saúde compõem 82,5% da amostra. A comparação dos períodos anteriores e durante a pandemia mostrou redução de 26,6% na ausência no trabalho para todas as causas, com exceção da COVID-19, e ausência relacionada à saúde mental. Em relação à ausência de trabalho relacionada à saúde mental, a razão de chances foi 39% maior durante a pandemia. No início da pandemia, houve aumento do absenteísmo por todas as causas, seguido de redução progressiva até o final do período de observação. Conclusão: O absenteísmo relacionado ao adoecimento mental entre os trabalhadores que atuaram em serviços de saúde e que foram muito exigidos durante a pandemia COVID-19, expondo-se a riscos de adoecimento físico e mental, aumentou nesse período pandêmico, destacando a necessidade de os gestores de saúde priorizarem e implementarem estratégias de apoio para minimizar o absenteísmo.

Externa à Instituição - DANIELA MARIANO CARVALHO LOURO - HBDF
Externo à Instituição - FABIO FERREIRA AMORIM - ESCS
Interno - 1643347 - FABIO PITTELLA SILVA
Interna - ***.774.921-** - LICIA MARIA HENRIQUE DA MOTA - UnB