Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO PINHEIRO DE ABREU MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO PINHEIRO DE ABREU MIRANDA
DATA : 12/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS (“ENTRUSTABLE PROFESSIONAL ACTIVITIES – EPAs”) DE CIRURGIA PEDIÁTRICA PARA A FORMAÇÃO DO MÉDICO RESIDENTE EM PEDIATRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Médica, Residência Médica, Pediatria, Educação Baseada em Competências, Competência Profissional.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

No início da década de 1990, surgiram os modelos de currículo em matriz de competências da graduação e pós-graduações médicas. Esta mudança associada com a instituição de atividades profissionais confiáveis (entrustable professional activities - EPAs) propostas em 2005 revolucionaram o ensino médico, incluindo o treinamento em residências médicas. Atualmente, observa-se que o processo de aplicação e validação destes modelos curriculares, e sua utilização na formação de médicos residentes em Pediatria ainda é inicial. Para a formação do Pediatra, é fundamental o diagnóstico e conduta inicial em crianças com afecções cirúrgicas pediátricas. Objetivo Estabelecer as EPAs mais importantes em Cirurgia Pediátrica para médicos residentes em Pediatria, descrever o processo de implementação e avaliar o modelo curricular com EPAs na formação desses profissionais. Método Estudo com método Delphi para estabelecimento de EPAs em Cirurgia Pediátrica para médicos residentes em Pediatria, categorizando as mesmas. Descrição do processo de implementação do modelo curricular com EPAs para o treinamento dos residentes de Pediatria. E para avaliação da efetividade, realização de estudo caso/controle com aplicação de avaliações com Mini-CEX (mini-clinical evaluation exercise), OSCE (objetive structured clinical examination) e OSPE (objetive structured practical examination) para Médicos Residentes de Pediatria submetidos a treinamento em Cirurgia Pediátrica durante o Programa de Residência Médica. Grupo caso de treinamento sob o modelo curricular com EPA e grupo controle treinado apenas com modelo curricular com matriz de competências. Resultados parciais Realizado trabalho com método Delphi com desenvolvimento, validação e detalhamento de EPAs de Cirurgia Pediátrica para a formação do residente de Pediatria. O manuscrito deste trabalho encontra-se em fase final de edição para publicação. Iniciada a elaboração de trabalho acerca do processo e implementação do currículo baseado em EPAs, que juntamente com o primeiro trabalho serão a base para o estudo caso-controle que encontra-se em fase final de coleta de dados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IZABEL CRISTINA MEISTER MARTINS COELHO
Interno - 3217424 - ANDRE LUIZ LOPES SAMPAIO
Externa ao Programa - 5296579 - ANDREA PEDROSA RIBEIRO ALVES OLIVEIRA - nullInterno - ***.787.884-** - LEOPOLDO LUIZ DOS SANTOS NETO - UnB
Notícia cadastrada em: 19/11/2024 16:08
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app36.sigaa36