FATORES PROGNÓSTICOS DE SOBREVIDA APÓS METASTASECTOMIA PULMONAR EM PACIENTES PORTADORES DE SARCOMAS ÓSSEOS E SARCOMAS DE PARTES MOLES
: metastasectomia pulmonar, osteossarcoma, sarcomas de partes moles, metástase pulmonar, sobrevida global, fatores prognósticos.
A metastasectomia pulmonar faz parte do arsenal terapêutico multimodal no seguimento de pacientes oncológicos portadores de metástases pulmonares. As variáveis prognósticas com impacto significativo na sobrevida são intervalo livre de doença, ressecção completa das metástases e número de nódulos. Diversas séries retrospectivas já tentaram estudar outras variáveis de interesse, porém a raridade dos sarcomas e o pequeno número de pacientes nas amostras compromete o resultado de alguns estudos. Objetivo: Identificar fatores prognósticos de sobrevida em pacientes com sarcomas ósseos e de partes moles submetidos à ressecção cirúrgica de metástases pulmonares na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação no período de 1996 a 2020. Resultado: Esperamos com este trabalho aprimorar a seleção dos pacientes para metastasectomia pulmonar, além de documentar a sobrevida global média após metastasectomia na nossa casuística. Conclusão: Metástases pulmonares de sarcomas ósseos e de partes moles são acometimentos secundários raros, para os quais não seria possível conduzir ensaios clínicos randomizados. Assim, a documentação da casuística de grandes centros de referência se torna a principal fonte de conhecimento para conduzir adequadamente esses casos.