ANÁLISE PROSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EXPOSTAS AO SARS-COV-2 NA GESTAÇÃO
: Exposição intrauterina; SARS-CoV-2; Desenvolvimento Infantil.
Introdução: Pouco se sabe dos efeitos da exposição intrauterina ao SARS-CoV-2, especialmente sobre o neurodesenvolvimento infantil. Objetivos: Verificar o efeito da exposição intrauterina ao SARS-CoV-2 sobre o desenvolvimento infantil. Metodologia: Filhos de mães que tiveram infecção por SARS-CoV-2 durante a gravidez (atestada por RT-PCR de swabs nasofaríngeos) foram avaliados em consultas ambulatoriais realizadas periodicamente após o parto. O desenvolvimento foi avaliado com NBAS (Neonatal Behavioral Assessment Scale de Brazelton) e Escala Bayley-III com limite de corte definido em >85. As diferenças entre os grupos foram tratadas por análise de variância usando o teste post hoc de Tukey. Resultados: 262 crianças expostas foram acompanhadas pelo estudo. Dessas, 97 foram avaliadas pela escala NBAS que mostrou score total menor nos recémnascidos de mães com quadro crítico de infecção (p<0,05), bem como alteração significativa na categoria interação social (p<0,05). Aos 6 e 12 meses, 110 e 94 crianças foram submetidas à Escala Bayley III e os maiores índices de risco de atraso foram no domínio da linguagem, com maior frequência de atraso nesse quesito aos 12 meses. O domínio cognitivo mostrou pior desempenho aos 6 meses quando comparado aos 12 meses (p<0,05). Conclusão: Gestantes infectadas no 3º trimestre ou no momento do parto apresentaram quadros mais graves e seus filhos tiveram desempenho inferior na avaliação do desenvolvimento. O desempenho das crianças aos 6 meses no domínio cognitivo foi pior quando comparado aos 12 meses.