O NEGÓCIO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: ESTUDO DE CASO NAS FEIRAS ORGÂNICAS DO DISTRITO FEDERAL
PANC; Mercado; Sustentabilidade; Comercialização.
O sistema agroalimentar, ao passar do tempo, vem demonstrando insustentabilidade, tendo como consequência inúmeros problemas sociais e ambientais. A procura por um sistema alimentar mais sustentável está se tornando cada vez mais necessário. Na busca por métodos sustentáveis de produção, alimentos ricos em nutrientes e de grande volume de produção por área, as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) ganham destaque. As PANC são aquelas plantas com distribuição limitada e restrita a determinadas localidades ou regiões, apresentando influência na alimentação e na cultura de populações tradicionais, cultivadas e produzidas pela agricultura familiar e comunidades tradicionais, sem o uso de agrotóxicos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o mercado das plantas alimentícias não-convencionais no Distrito Federal, com a finalidade de contribuir com a difusão dessas plantas na alimentação diária, no meio agrícola e na indústria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, composta por revisão bibliográfica, pesquisas in loco e questionário, em feiras orgânicas e no Ceasa no Distrito Federal. A fim de cumprir os objetivos do trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados preliminares, em uma pesquisa piloto, auxiliado por um roteiro elaborado especificamente para a pesquisa contendo 10 perguntas, entre os meses de novembro e dezembro de 2021, em feiras orgânicas do Distrito Federal, ao qual foi possível observar que muitos feirantes tiveram grandes dificuldades com a comercialização de seus produtos devido a pandemia. No entanto, com a grande repercussão de uma alimentação mais saudável e equilibrada, para uma maior imunidade do corpo contra o Covid-19, percebeu-se um aumento na busca por alimentos nutritivos e de fácil acesso, como as PANC.