Banca de DEFESA: THAMIRES DUTRA PINHEIRO

DISCENTE : THAMIRES DUTRA PINHEIRO
DATA : 15/09/2022
LOCAL: Auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)

Estratégias de manejo de solo e adubação fosfatada em cultivos anuais no cerrado.

fósforo; sistema de preparo convencional; sistema de plantio direto; fontes de fósforo; modo de aplicação do fósforo; doses de fósforo; eficiência de uso do fósforo; frações inorgânicas e orgânicas de fósforo.

O fósforo (P) é um dos elementos mais limitantes e moduladores de produtividades e lucratividades de culturas agrícolas anuais cultivadas no Cerrado brasileiro, pois a sua utilização está atrelada a um recurso finito e não renovável, com um alto custo para o produtor, que quando aplicado em solos altamente intemperizados ocorre intensa interação química com a matriz sólida desses solos, levando a baixa eficiência de uso pelas plantas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do manejo do solo e da adubação fosfatada nas produtividades e lucratividades de uma sucessão de soja (Glycine max L.) e milho (Zea mays L.) conduzida por um longo período em um Latossolo do Cerrado brasileiro com teor inicial adequado de P, bem como a distribuição das frações inorgânicas e orgânicas de P e a atividade da fosfatase ácida no solo. Para isto foi avaliado um experimento implantado em 1999/2000 que se perdurou até o ano de 2021 (22 anos) na Embrapa Cerrados, Planaltina-DF, onde se estabeleceu uma sucessão soja e milho na safra de verão, e cultivos de plantas de cobertura na entressafra com diferentes manejos do solo e de adubação fosfatada: sistema de plantio convencional com o milheto como planta de cobertura (SPC); sistema de plantio direto com o milheto como planta de cobertura (SPD mil); sistema de plantio direto com leguminosas como planta de cobertura (SPD leg); nestes sistemas considerados como parcela principal foi disposto um fatorial triplo com superfosfato triplo (SFT) ou fosfato natural reativo de Gafsa (FNR), aplicados a lanço em superfície ou no sulco de semeadura, nas doses de 22 ou 44 kg de P total ha-1, além de testemunhas sem aplicação de P em cada sistema. Com base na série histórica de produtividade foi possível observar que não houve efeito simples dos modos de aplicação do P e dos sistemas de manejo do solo avaliados. Houve interações significativas entre os sistemas e doses de P apenas no milho (p<0,05). A soja não apresentou reduções de produtividade quando a menor dose e/ou quando a fonte de menor solubilidade foi aplicada, especialmente nos cinco primeiros cultivos avaliados. O milho, no entanto, teve a sua produtividade média reduzida com esta dose baixa, principalmente no SPC em relação ao SPD mil, com uma redução de 600 kg ha-1. Quando o FNR foi aplicado, houve redução da produtividade do milho apenas nos últimos anos de todos os sistemas avaliados. Quanto a lucratividade dos tratamentos em relação a uma referência, as maiores frequências de perdas ocorreram no SPC e com o FNR na dose de 22 kg de P ha-1, principalmente quando o milho foi cultivado, enquanto de modo geral, no SPD mil, e com o FNR na dose de 44 kg de P ha-1 em todos os sistemas, foram observados os menores percentuais de frequências de perdas. A partir das entradas e saídas de P foi possível calcular o balanço e a sua eficiência de uso, sendo a dose aplicada foi a principal moduladora, com 22 kg de P ha-1apresentando os menores estoques de P residual, que variou de -31 a -105 kg de P ha-1, e os maiores valores de eficiência, que variou entre 111 a 145%. Os sistemas de manejo do solo foram os principais fatores a influenciar a distribuição de todas as frações de P ao longo do perfil do solo, sendo que de modo geral, o SPC nas camadas de 0-5 e 5-10 cm, a aplicação do FNR e a dose de 22 kg de P ha-1 resultaram nos menores teores das frações avaliadas. Houve pouco efeito das estratégias de manejo nas frações orgânicas, no P residual, no P total e na atividade da fosfatase ácida. Foi viável, portanto, a redução da adubação e a substituição por uma fonte de menor solubilidade por alguns cultivos de soja a partir de um solo corrigido, enquanto para o milho não foi viável a redução da dose, mas pode-se por alguns cultivos substituir a fonte solúvel por uma de menor solubilidade, desde que aplicada na dose recomendada. Eficiências de uso de P elevadas foram alcançadas quando a dose abaixo da exportação pelos grãos foi aplicada, levando a diminuição dos estoques de P presentes no solo, contudo pode-se ter reduções de produtividade em culturas com altos tetos produtivos, como o milho. Sistemas conservacionistas como o SPD, uso de fertilizantes solúveis e doses mais elevadas são capazes de promover maiores teores da maioria das frações de P, principalmente nas camadas superficiais, e isto resultou em maiores produtividades quando se tratou se aspectos relacionados ao manejo da adubação fosfatada. Por outro lado, o P residual, P total e atividade da fosfatase ácida não foram sensíveis às estratégias de manejo da adubação, sendo estes mais afetados pelos sistemas de manejo do solo.

Externo à Instituição - THOMAZ ADOLPHO REIN
Interno - 1861993 - JADER GALBA BUSATO
Presidente - 2210861 - JOSE RICARDO PEIXOTO
Externa à Instituição - THAIS RODRIGUES COSER