Banca de DEFESA: ANA CAROLINA RAMOS DE OLIVEIRA

TIME: 15:00
LOCAL: Zoom e Sala Multiuso
TITLE:

MADE BY AUSTRÁLIA, DELIVERED EM TIMOR-LESTE: A INFRAESTRUTURA DE PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TOMAK

KEY WORDS:

O argumento desta dissertação esboça como o se deu processo de produção e construção do programa de desenvolvimento da Austrália, TOMAK (To’os Ba Moris Diak, Farming for prosperity ou Agricultura para Prosperidade), antes de ser delivered em Timor-Leste em 2016. O programa foi produzido dentro do Departamento de Relações Exteriores e Comércio (DFAT) da Austrália, ao qual a Australian Aid. A partir da pesquisa em websites e arquivos documentais, argumento que antes de ser entregue em Timor-Leste, para engajar as comunidades com o mercado, o programa circula como uma mercadoria no regime de mercado com os diferentes atores que atuam no “desenvolvimento”. Discorro sobre como os documentos acessados a partir da rede de websites que conecta o TOMAK me levaram à percepção de como a in-formação ali contida estava relacionada com a forma mercadoria que participa do programa antes de chegar em Timor-Leste. O primeiro capítulo foca nos websites navegados. A partir destes, discorro sobre o argumento da construção deste programa em mercadoria. O segundo capítulo aborda de forma mais detida o Investment Concept Document, e faz isso analisando as seções principais, sem os anexos, exceto por um. A partir desse material abordo como a construção do conceito do programa, nesse documento, define a economia praticada nas áreas rurais de TimorLeste, enquanto também constrói o argumento de que há investimento a ser feito. Em seguida, abordo um dos programas centrais para a construção do TOMAK, o Seeds of Life, e as epistemologias que fundamentam a abordagem dos dois programas. Demonstro como algumas técnicas de clusterizar e conceituar as práticas agrícolas, como staple, são vinculadas a uma extensa infraestrutura epistemológica. Incluí a Opção de Investimento 2 e o Anexo 6 do Investment Concept neste capítulo para debruçar de forma mais atenta à in-formação do SoL que fundamenta o investimento no TOMAK. Por fim, finalizo abordando o seminário realizado pelo TOMAK em parceria com a Rede Feto enquanto eu estava no país, para tratar da dimensão dos efeitos que esses seminários geram. Ao abordar esses espaços de interação como rituais, argumento que objetos, formas e técnicas operam em conjunto com as pessoas participantes para comunicar para si e para os outros dimensões de como se engajar com “o desenvolvimento”.

PAGES: 159
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Antropologia
SUMMARY:

BANKING MEMBERS:
Externa à Instituição - SUSANNA MOR BARNES - USASK-CA
Interno - 6400804 - HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
Presidente - 2484554 - KELLY CRISTIANE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/05/2023 09:03
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app33_Prod.sigaa27