"O EMPREENDEDORISMO É O NOVO FUTEBOL": genealogias e narrativas sobre o Novo Ensino Médio (LEI no 13.415/2017)
Novo Ensino Médio. Empreendedorismo. Itinerários Formativos. Neoliberalismo. Protagonismo Estudantil.
Esta dissertação analisa a reforma do Ensino Médio no Brasil, conhecida como Novo
Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), a partir de uma perspectiva antropológica dos
documentos oficiais, destacando a introdução de práticas neoliberais, como o
empreendedorismo no currículo. Os Itinerários Formativos, apresentados como
percursos educacionais voltados ao desenvolvimento dos estudantes, enfrentam
desafios na implementação, como a falta de capacitação e limitações estruturais nas
escolas. Embora a proposta enfatize a liberdade de escolha dos estudantes, muitos
itinerários não estão disponíveis em todas as instituições. A dissertação também
explora a inclusão do empreendedorismo no novo currículo, baseada nos relatos de
três professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, que
compartilham suas experiências sobre as discrepâncias entre o currículo oficial e a
realidade escolar, o chão da escola, e a narrativa meritocrática promovida pelo
empreendedorismo que sugere que o sucesso depende apenas do esforço individual,
negligenciando as barreiras sociais enfrentadas pelos estudantes. Os interlocutores
defendem que a educação deve ir além da mera preparação para o mercado de
trabalho, transformando as escolas em espaços de emancipação e desenvolvimento
integral dos estudantes.