AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA uma análise crítica de sua implementação.
Educação Escolar Indígena; Ação Saberes Indígenas na Escola; Etnografia; Movimento Indígena; Autodeterminação.
A presente dissertação intitulada “Ação Saberes Indígenas nas Escolas: uma análise
da sua implementação” e apresentada ao curso de mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Antropologia Social, tem como objetivo analisar a trajetória
histórica e a complexidade das políticas educacionais voltadas aos povos indígenas
no Brasil, a partir de um referencial teórico e de vivências etnográficas. A pesquisa
se propõe a confrontar as diretrizes do programa Ação Saberes Indígenas na
Escolas (ASIE) com sua efetivação na prática, identificando os desafios sistêmicos e
as estratégias de agência e resistência dos próprios povos indígenas. O percurso
metodológico, pautado na etnografia e pesquisa documental permitiu identificar, as
contradições entre a política idealizada e sua implementação prática.
A conclusão do trabalho aponta para a persistência de uma matriz colonial no
pensamento e nas estruturas do Estado brasileiro, que se manifesta em desafios
sistêmicos, como o financiamento precário e o etnocentrismo pedagógico. Contudo,
o estudo também evidencia a agência e o protagonismo dos povos indígenas que,
por meio de movimentos como a Acampamento Terra Livre (ATL) e o Fórum
Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), transforma a luta pela educação
em uma batalha pela autodeterminação e pela descolonização.