Banca de DEFESA: LAIS VELLOSO GARCIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS VELLOSO GARCIA
DATA : 19/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS
TÍTULO:

ESTUDO CADAVÉRICO COMPARATIVO ENTRE DUAS TÉCNICAS DE BLOQUEIO LOCORREGIONAL DOS PLEXOS BRAQUIAL, LOMBAR E SACRAL EM PAPAGAIOS-VERDADEIROS (Amazona aestiva)


PALAVRAS-CHAVES:

anestesia locorregional, bloqueio locorregional, anestesia silvestres, amazona aestiva, bloqueio de plexo


PÁGINAS: 37
RESUMO:

A técnica de anestesia locorregional vem se desenvolvendo com objetivo de sedar a dor de humanos e animais em diversas situações clínicas, emergenciais e cirúrgicas. Essa técnica tem grande importância porque gera remissão total da nocicepção por bloqueio dos impulsos nervosos em consequência da deposição de anestésico local perineural. Em animais silvestres, existem poucos relatos de descrições da técnica locorregional. Em aves, apesar da descrição de bloqueio de plexo braquial - responsável pela inervação do membro torácico, não há padronização das abordagens de bloqueio para os plexos lombar e sacral - responsáveis pela inervação sensorial e motora dos membros pélvicos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi descrever abordagens de bloqueio dos plexos braquial, lombar e sacral em Amazona aestiva, com possíveis influências de variáveis quantitativas. O trabalho foi realizado por meio de estudo prospectivo, randomizado controlado, com 40 cadáveres de animais da espécie Amazona aestiva com óbito motivado por causas naturais, doados congelados pelo CETAS-DF. Durante a realização, volumes de 0,25 e 0,4 mL/kg de azul de metileno 1% foram injetados nos animais por meio de duas técnicas de bloqueio: guiada por palpação ("às cegas") ou guiada por ultrassom. Ambas as técnicas abrangeram os bloqueios dos plexos braquial, lombar e sacral, bilateralmente. Os animais foram dissecados para avaliação da efetividade do bloqueio, sendo este classificado em efetivo, parcialmente efetivo ou inefetivo. As variáveis qualitativas e quantitativas de escore corporal, peso, sexo, volume injetado, antímero, métrica da inserção da agulha, técnica utilizada e operador foram considerados para análise estatística.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADALFREDO ROCHA LOBO JÚNIOR - UFVJM
Interna - 3000776 - LIRIA QUEIROZ LUZ HIRANO
Presidente - 1713966 - MARCELO ISMAR SILVA SANTANA
Interno - 2522366 - RICARDO MIYASAKA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 09:18
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app08_Prod.sigaa02