Banca de DEFESA: AMANDA DE OLIVEIRA ALVES

DISCENTE : AMANDA DE OLIVEIRA ALVES
DATA : 26/07/2023
LOCAL: FAV

PADRÕES DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Staphylococccus aureus ISOLADOS DE MASTITE BOVINA

Mastite bovina, Staphylococcus aureus, Sensibilidade antimicrobiana, Genes de resistência, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

O Staphylococcus aureus é frequentemente encontrado na mastite subclínica em bovinos, causando danos consideráveis aos tecidos produtores de leite devido à liberação de toxinas e sua resistência ao tratamento. A mastite bovina é uma doença de grande impacto econômico na produção de leite, levando a perdas significativas para os produtores devido à sua complexidade e caráter multifatorial, comumente associada ao envolvimento de vários patógenos, especialmente grupos de bactérias, estafilococos e estreptococos. No contexto brasileiro, a mastite bovina é um problema sanitário relevante. Além das perdas na produção e no descarte de animais, o uso de antibióticos no tratamento pode resultar em efeitos residuais no leite, prejudicando a qualidade do produto e a saúde pública. Isso está associado a surtos de toxinfecções alimentares e pode favorecer o desenvolvimento de resistência antimicrobiana. A análise do perfil de resistência antimicrobiana demonstrou maior resistência às bases farmacológicas claritromicina (100%), doxiciclina (92,9%), linezolida (92,9%) e clindamicina (89,3%), e menor resistência à nitrofurantoína (10,7%); gentamicina (17,9%), vancomicina (17,9%), oxacilina (25%), cefotaxima (32,1%), ciprofloxacino (32,1%), e trimetoprim- sulfametoxazol (39,3%). A nitrofurantoína mostrou o maior perfil de sensibilidade, atingindo 89,3%, seguida da gentamicina e vancomicina com 82,1%. Quanto à identificação molecular das cepas, todas foram confirmadas pelo gene espécie-específico AroA. Para o gene CoA, observaram-se tamanhos de fragmentos amplificados. Não foi detectado o gene MecA em nenhuma amostra, mas o gene blaZ de resistência à β - lactâmicos esteve presente em 89,7% das amostras. Os genes tetK, tetM, vanA e vanB apresentaram reações positivas sendo 10/28 (34,5%), 10/28 (34,5), 5/28 (17,2%) e 9/28 (31%), respectivamente. Os resultados demonstram um elevado perfil de resistência antimicrobiana a algumas classes antibióticas e evidenciam a importância de um diagnóstico adequado que auxilie na tomada de decisão quanto ao tratamento aplicado, uma vez que, são microrganismos de alta diversidade genética e elevado teor de genes de resistência.

Presidente - 1352451 - SIMONE PERECMANIS
Interna - 2324672 - ANGELA PATRICIA SANTANA
Externa à Instituição - PAULA SUZANA ELISA MACIEL POLL
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 11:51