A EVOLUÇÃO DA IMAGEM SÁTIRA EM SETE ANOS DE ANÁLISE: DAS CHARGES AOS MEMES DE INTERNET
Comunicação. Sátira. Meme de internet. Charge. Caricatura.
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o uso de memes de internet como imagens satíricas no jornalismo digital, como forma de analisar sua crescente presença em veículos de comunicação on-line, em comparação com charges e cartuns. Parte-se do princípio de que os memes de internet se tornaram artefatos expressivos relevantes na construção de discursos críticos mediados pelo humor. A pesquisa voltou-se à compreensão sobre a evolução dessas imagens satíricas e sua multiplicação no ambiente digital jornalístico. A metodologia tem como base a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Foram investigadas reportagens dos portais Estadão e G1, por meio de ferramenta avançada de busca, nos períodos de 2008 a 2012, 2016 e 2023, visando identificar a frequência participativa de memes de internet e charges em matérias jornalísticas, assim, como as funções comunicativas desses artefatos imagéticos. Além disso, a análise buscou compreender como tais elementos contribuem para a exemplificação e crítica de fatos, frequentemente por meio de um tom irônico ou cômico que suaviza a crítica subjacente. Esta pesquisa se justifica pela relevância crescente dos memes de internet como ferramenta discursiva na esfera digital, apontando seus desdobramentos para os estudos da comunicação, das linguagens visuais e da cultura contemporânea. Ao iluminar as interseções entre humor, crítica e imagem, o estudo oferece subsídios teóricos e metodológicos para o avanço das reflexões acadêmicas sobre os modos de representação e persuasão na sociedade midiatizada.