Banca de DEFESA: Silvestre Linhares da Silva

DISCENTE : Silvestre Linhares da Silva
DATA : 11/07/2024
LOCAL: Departamento de Design da UnB

PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL GAMIFICADO ORIENTADO AO EMPODERAMENTO DA CRIATIVIDADE

Criatividade, Gamificação, Aprendizagem On-line, Design Instrucional

O panorama educacional está passando por mudanças significativas sob a influência de um novo paradigma sociocultural, impulsionado pelo rápido avanço das tecnologias digitais e a utilização de metodologias educacionais ativas que fomentam a criatividade por meio de experiências lúdicas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo explorar as principais características das estratégias instrucionais gamificadas que promovem o aumento da criatividade em estudantes inseridos em ambientes de aprendizagem on-line, suportados por tecnologias digitais de informação e comunicação. Com base em nove técnicas de jogos relacionadas ao framework Octalysis, foi conduzida uma revisão sistemática de literatura abrangendo apenas estudos empíricos cujos dados analisados foram relacionados com os fundamentos das teorias educacionais construtivistas e da psicologia positiva, como a teoria do Flow e da Autodeterminação. Das técnicas de jogos em destaque, sete foram identificadas na amostra de estudos selecionados, com Instant Feedback e Real-Time Control emergindo como as mais comumente empregadas, respectivamente em 28% e 21% dos casos. Em contrapartida, Boosters e Evergreen Combos se mostraram as menos utilizadas, com apenas 3% de ocorrência cada. A complexidade no planejamento e execução foi apontada como um fator que pode contribuir para a baixa adoção destas técnicas. A seguir, foram desenvolvidos dez princípios para o design instrucional gamificado, com o propósito de maximizar a criatividade dos aprendizes. Estes princípios foram classificados em Instrumental, Relacional e Individual, refletindo respectivamente o foco nas ferramentas educacionais, nas interações sociais no ambiente de aprendizagem e nas características intrínsecas dos estudantes. Os resultados da pesquisa sugerem que, apesar dos desafios inerentes à aplicação dessas estratégias, as abordagens lúdicas que incentivam a criatividade têm o potencial de melhorar a resposta cognitiva, intensificar o engajamento e fomentar o desenvolvimento criativo dos estudantes.

Interna - 1490811 - ANA MANSUR DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - JOSEANY RODRIGUES CRUZ - IFGOIANO
Presidente - 2344411 - RICARDO RAMOS FRAGELLI
Interno - 2520958 - TIAGO BARROS PONTES E SILVA