Banca de DEFESA: Petra Ester Pinheiro

DISCENTE : Petra Ester Pinheiro
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Departamento de Design da Universidade de Brasília

PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ENTRE DESIGN E A FENOMENOLOGIA

Fenomenologia; Design; Processos Criativos; Metodologias Criativas; Criatividade; Psicologia.

Com o pensamento voltado para o questionamento sobre como a fenomenologia poderia se aproximar dos processos criativos, de maneira a concentrar melhor a configuração dos objetos em design é que o modelo husserliano de consciência dos objetos é lançado sobre as etapas de processos criativos vista através de dois autores em design: Lobach e Flusser, um representando a manifestação concreta enquanto o outro as manifestações abstratas. O modelo do cubo é utilizado pelo filósofo e matemático alemão Edmund Husserl para estabelecer a fenomenologia como método de ciência das essências. A aplicação do exame tem por base a hipótese que as informações sobre o objeto são dadas por ele mesmo nas suas muitas manifestações, uma vez que toda consciência é consciência de alguma coisa e que as essências são públicas. Como resultado foram geradas cinco diretrizes processuais extraídas da estrutura formal dos objetos da consciência que podem vir a possibilitar essa aproximação entre as duas áreas de conhecimento. São elas a diretriz de: (1) evocação de uma informação; (2) multiplicidade de dados; (3) cruzamento de dados; (4) apreensão do fenômeno; (5) atitude criativa. Essas foram devidamente aplicadas a análise gráfica de um livro-objeto “in-world” lançado pela Blizzard Entertainment com a história da franquia de jogo online Diablo III:Livro de Cain, objeto trazido para análise nesta dissertação. A pesquisa evidencia a importância do briefing em processos criativos, que à luz da fenomenologia é uma manifestação descritiva que permite ao designer alcançar as informações sobre o objeto que virá concretizar-se em um tempo futuro. Desse modo, a investigação que se faz na presente dissertação consiste no paralelo entre o abstrair e o concretizar e todas as etapas intermediárias entre o objeto imaginado e o objeto presente. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de caráter exploratório essas pesquisa se fundamenta no método tipológico, no qual compara a fenomenologia aos processos de design a fim de encontrar nessa justaposição um possível caminho em que a fenomenologia possa ser utilizada como método criativo. Concluiu-se que tomar consciência dos objetos é parte da experiência criativa do designer. Essa descoberta da essência de um objeto que se dá para o designer na interação com o projeto em suas diferentes manifestações - mentais, descritivas e evidentes, faz parte da dinâmica criativa e permite ao designer projetar objetos multifacetados. A tomada de consciência dos projetos podem permitir escolhas gráficas mais consistentes com a essência das coisas, mas não apenas, mostrou-se também uma ferramenta poderosa na busca pelo nivelamento entre essências e aparências.

Presidente - 2363526 - CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
Externo ao Programa - 2229332 - GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
Externo à Instituição - MARC PIERRE OLIVIER BERDET - UFRJ
Interno - 2520958 - TIAGO BARROS PONTES E SILVA