Banca de DEFESA: Matheus Mac Ginity Moraes Rego

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Matheus Mac Ginity Moraes Rego
DATA : 11/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Design da UnB
TÍTULO:
Sensorialidade & Sentimento: Cartografia Utópica do espaço artístico-cultural urbano no Distrito Federal.

PALAVRAS-CHAVES:
Arte e Cultura; Cartografia Sensível; Estética; Imaginários Urbanos; Utopia; Brasília;

PÁGINAS: 344
RESUMO:
A investigação realizada nesta dissertação trata da correlação entre sensorialidade, sentimentos, e expressões artísticas inseridas nos espaços urbanos do Distrito Federal — assimilada através das lentes do design e mediada pela interpretação dos imaginários compostos pelos artistas participantes dessa pesquisa.
A reflexão proposta refere-se ao papel das manifestações artístico-culturais nos espaços urbanos cotidianos como fator potencializador para o despertar de ideias e para a proposição de questionamentos aos indivíduos que habitam a cidade.
Não obstante, também, apresento uma crítica acerca da capacidade dialógica, do indivíduo, para com os espaços habitados, ao propor que uma conscientização estética — do sentir — nos torna mais aptos ao entendimento às necessidades do espaço para, nesses espaços, propor ações transformativas de mediação.
O escrutínio se dá, justamente, ao correlacionar o ato de sentir com os conceitos de imaginário, estética, e utopia, dentro do território do Distrito Federal. A partir de tal escopo, realizaram-se as investigações.
O objetivo é — com a participação de artistas do Distrito Federal — mapear o território através de seus imaginários sensoriais e sentimentais, em vias de visionar intervenções artísticas que afetem o cotidiano dos cidadãos. Para tal verificação, são utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais.
O movimento derradeiro da pesquisa faz-se na Cartografia Utópica Artístico-Cultural: na qual os imaginários sensório-sentimentais relacionados aos espaços do Distrito Federal — apresentados nas entrevistas — embasam as proposições e entrelaçam-se às proposições de intervenção formuladas pelos artistas investigados.
Como resultado, uma vasta documentação que representa a percepção e atividade dos artistas, e seus respectivos envolvimentos com o território, especificamente em relação à nuance artística.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2363526 - CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
Interna - 1278847 - DANIELA FAVARO GARROSSINI
Externa à Instituição - RENATA AZAMBUJA DE OLIVEIRA - SEEDF
Externa ao Programa - 2279015 - SONIA MARIA CALDEIRA PAIVA - null
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 22:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app15_Prod.sigaa09