Fatores Humanos no Design de Interações de Chatbot: Práticas de Design Conversacional (Fatores Humanos no Design de Interações de Chatbot: Práticas de Design Conversacional)
Chatbot, design conversacional, interação humano-AI, fatores humanos
Os chatbots são agentes inteligentes que imitam o comportamento humano para conduzir conversas significativas. A natureza conversacional dos chatbots apresenta desafios aos designers, pois seu desenvolvimento é diferente de outros softwares e exige a investigação de novas práticas no contexto da interação humano-IA e seus impactos na experiência do usuário. Como os chatbots geralmente atuam como representantes de uma marca, melhorar a experiência de conversação dos usuários impacta diretamente na forma como os usuários percebem a organização que o chatbot representa. Objetivo: O objetivo desse trabalho é identificar elementos textuais, visuais ou interativos de interações de chatbot baseadas em texto e como esses elementos podem potencializar ou enfraquecer algumas percepções e sentimentos dos usuários, como satisfação, engajamento e confiança, para a criação do guia Diretrizes para Design Conversacional de Chatbots (DDCC). Método: Utilizamos múltiplos métodos de pesquisa com o objetivo de gerar, validar e verificar o guia. Primeiramente, conduzimos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar as práticas de design conversacional e seus impactos. Essas práticas foram utilizadas no guia DDCC por meio da análise qualitativa e da codificação dos resultados da RSL. Em seguida, o guia foi validado por meio de um survey com a intenção de implementar melhorias quanto a sua apresentação. Resultado: A validação do guia com desenvolvedores de software com diferentes níveis de experiência mostrou que eles concordaram fortemente que o guia pode induzir maior satisfação e engajamento dos usuários. Ademais, eles também concordaram fortemente que o guia é claro e compreensível, além de ter um uso fácil e flexível. Embora os particicipantes tenham sugerido algumas melhorias, eles relataram que os principais pontos fortes do guia são a objetividade e a clareza. Conclusão e Trabalhos Futuros: O guia se mostrou útil para desenvolvedores com diferentes níveis de conhecimento, com o potencial de se tornar um forte aliado dos desenvolvedores no processo de design conversacional. Na próxima etapa, será realizado um estudo de caso para verificar a eficácia do guia quando utilizado em conversas de chatbot.