Uma Abordagem Automatizada para Estimar a Experiência do Jogador em Eventos de Jogo usando Sinais Psicofisiológicos
Telemetria, Emoções, Experiência do Jogador, Sinais Psicofisiológicos,
Expressão Facial
Como os jogos eletrônicos emergem como uma das maiores formas de entretenimento
no mundo, ocorre a necessidade de uma melhor compreensão da experiência do jogador.
Assim, os estudos sobre esse tema crescem exponencialmente e concentram-se no desen-
volvimento de procedimentos para o aperfeiçoamento de diversos aspectos do jogo, como
o game design, que impactam diretamente na interação do jogador com jogo.
Existem diversas abordagens para avaliar a experiência do jogador, dentre elas, temos
as avaliações tradicionais que utilizam autorrelato, observação direta, questionário e
gravação de vídeo, outras mais sofisticadas, como os métodos psicofisiológicos, que uti-
lizam biosensores e processamento de imagens. Este último método, vem ganhando força
no ambiente acadêmico uma vez que abre espaço para diversas linhas de estudo, at-
ualmente vem contribuindo com resultados que mostram uma melhor compreensão da
experiência do jogador. As avaliações tradicionais geralmente utilizam amostras peque-
nas de participantes e alguns estudos mostram que nem sempre é possível capturar a
verdadeira ou real experiência do jogador durante uma sessão do jogo, principalmente
quando a sessão é extensa. Nesse caso, o emprego das avaliações usando métodos psicofi-
siológico vêm reduzir alguns problemas existentes da avaliação tradicional. Desta forma, o
valor do presente estudo compreende em um processo que avalia a experiência do jogador
adotando um modelo de predição com uso de redes neurais que utiliza um dataset afetivo
derivado dos dados psicofisiológicos (EDA, BVP e expressões faciais) dos participantes
do experimento. Além disso, este estudo compara os resultados gerados pelo modelo pro-
posto com o modelo de autorrelato do participante, com a finalidade de verificar se ambos
os resultados possuem concordância e se o modelo desenvolvido viabiliza uma nova forma
de avaliar a interação do jogador com jogo.
No geral, esta pesquisa identifica a avaliação da experiência do jogador usando da-
dos psicofisiológicos como uma abordagem distinta e robusta. O autor propõe algumas
recomendações para empregar esta abordagem ao lado da avaliação tradicional, criando
uma abordagem híbrida. Entretanto, existem algumas limitações para o uso da avaliação
psicofisiológica em termos de seus custos financeiros, processamento e execução. Por fim,
a metodologia empregada nesse trabalho junto com seus resultados apresentam uma nova
contribuição para as pesquisas relacionadas ao processo de avaliação da experiência do
jogador.