Banca de DEFESA: Marcos Paulo Cayres Rosa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Paulo Cayres Rosa
DATA : 29/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://tinyurl.com/mr2xn596
TÍTULO:

Ajuste Dinâmico de Dificuldade pelo desempenho e perfil de jogador em jogo de plataforma


PALAVRAS-CHAVES:

jogos eletrônicos; ajuste dinâmico de dificuldade; plataforma 2D; rede neural; perfil de jogador


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) dos jogos pode desempenhar um papel impor- tante para aumentar o envolvimento e a diversão do jogador. A dificuldade de jogo pode ser adaptada de acordo com o desempenho do jogador, seu estado afetivo ou usando um modelo híbrido que combina as duas abordagens. Ademais, pode adaptar configurações ou componentes do jogo e utilizar métricas pré-estabelecidas ou aprendizado de máquina para análise do que será adaptado. Este trabalho investiga os distintos mecanismos de um sistema de ADD para um jogo de plataforma adaptar adequadamente seu nível de dificul- dade e manter o jogador em um estado de fluxo. Este trabalho contribui com a definição de um método que estima a dificuldade do jogo a partir de características específicas de componentes comuns ao gênero de plataforma. Também são revisadas métricas para medição do estado do fluxo e do perfil do jogador e propostas regras para criação de níveis ao testar modelos de ADD. O ajuste proposto varia o tamanho da plataforma e a altura do salto, comparando distintas abordagens a partir de sistemas do jogo e verificando a eficiência de cada uma em relação ao monitoramento e análise dos dados e ao controle da adaptação dos componentes. Um jogo de plataforma de código aberto foi adaptado para suportar os algoritmos de ADD e para execução de testes com grupos de amostra, nos quais os participantes respondiam a questionários e tiveram seus dados coletados para fins de investigação. Os resultados indicaram que a dificuldade de jogos de plataforma pode ser estimada pelos componentes dos níveis, incluindo correlação entre a dificuldade e os dados de desempenho dos jogadores. Além disso, perfis de jogadores foram previstos a partir de dados brutos da sessão do jogo e utilizados com métodos de aprendizado de máquina para definir a progressão de dificuldade. Por fim, os modelos de ADD foram capazes de ajustar a dificuldade do jogo aos jogadores, diminuindo a dispersão entre os dados de desempenho e mantendo o jogador em estado de fluxo, especialmente ao utilizar redes neurais diretas para predição da dificuldade experienciada e do perfil do jogador.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA - UFF
Presidente - 356930 - RICARDO PEZZUOL JACOBI
Externo ao Programa - 2520958 - TIAGO BARROS PONTES E SILVA
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 10:00
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