Análise de Soluções de Privacidade em Blockchain
Blockchain, Contratos Inteligentes, Privacidade, Segurança
A maioria das plataformas de blockchain armazena as transações publicamente no ledger. Embora essa abordagem garanta a corretude e a auditabilidade das operações, ela impõe um obstáculo significativo para o desenvolvimento de aplicações que preservem a privacidade dos usuários. Diversas abordagens têm sido propostas para mitigar esse problema, empregando técnicas variadas e oferecendo diferentes níveis de privacidade. No entanto, o campo de pesquisa nessa área demonstra carência de análises abrangentes e comparativas das soluções de privacidade disponíveis.
Esta dissertação apresenta uma análise conceitual de soluções de privacidade para plataformas de blockchain, comparando suas arquiteturas, funcionalidades e limitações. Além disso, é realizada uma avaliação empírica de duas dessas soluções – Anonymous Zether e Zeestar. Nessa análise, é implementado um caso de uso no qual essas soluções são utilizadas para aprimorar a privacidade da aplicação Miles2Coins, uma plataforma de compra e venda de tokens de milhas aéreas desenvolvida para este estudo. Assim, é possível investigar os impactos sobre o desempenho, os custos transacionais e a complexidade adicional envolvida na implementação de mecanismos de privacidade em aplicações descentralizadas. Os resultados evidenciam os desafios enfrentados pelas abordagens atuais para oferecer uma solução definitiva para a privacidade em blockchain sem compromissos.
Por fim, este trabalho discute o panorama atual da privacidade em blockchain, avaliando os avanços recentes e as dificuldades associadas à adoção de plataformas de blockchain com mecanismos de privacidade integrados. O principal obstáculo reside em atender a requisitos rigorosos de privacidade sem comprometer significativamente o desempenho, os custos e a usabilidade das aplicações descentralizadas.