Banca de QUALIFICAÇÃO: Paulo Victor Gonçalves Farias

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Victor Gonçalves Farias
DATA : 05/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: CIC
TÍTULO:

Proposta de Controle de Congestão Sensível aos Requisitos de Segurança e Posicionamento em Redes
Veiculares Ad Hoc


PALAVRAS-CHAVES:
redes ad hoc, redes veiculares, transmissão de mensagens, potência de transmissão
 
 

PÁGINAS: 59
RESUMO:

O envio de mensagens periódicas é uma das formas para viabilizar a operação das aplicações em uma Rede Veicular Ad-Hoc (do Inglês, Vehicular Ad-Hoc Network) (VANET). Essas mensagens também são conhecidas como beacons e contêm informações como a posição, velocidade e direção de um veículo. As aplicações de segurança em VANETs determinam que beacons devem ser enviados em altas frequências para garantir funcionamento confiável e eficiente. Entretanto, devido às limitações do canal de transmissão, o número de mensagens transmitidas simultaneamente pode gerar colisões em ambientes com alta densidade de veículos. Quando existe um número elevado de colisões, novas mensagens não serão enviadas corretamente. Esse evento recebe o nome de broadcast storm. Algoritmos de controle de congestão têm sido propostos com soluções efetivas para esse problema, utilizando ajuste de taxa de envio de mensagens e potência de transmissão. Apesar disso, notou-se que essas técnicas podem prejudicar o funcionamento das aplicações de segurança que dependem de informações de localização com um certo grau de acurácia. Neste trabalho, propõe-se o Proactive Geocast Beacon Transmission Algorithm (PGBTA) como uma solução para controlar a congestão da rede e garantir os requisitos de posicionamento das aplicações. No PGBTA, beacons são transmitidos por geocast, onde os vizinhos de um nó são divididos em grupos geocast de acordo com sua distância. O PGBTA prioriza o envio de atualizações mais frequentes para grupos de vizinhos mais próximos através de um mecanismo de previsão de posição, que considera os requisitos de acurácia de posição definidos na literatura. Simulações foram realizadas em um cenário real onde foi possível constatar a possibilidade de implementação do algoritmo PGBTA, considerando métricas como número de beacons gerados, atraso entre o envio de beacons, número de vizinhos e o erro de posicionamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1489499 - JACIR LUIZ BORDIM
Interno - 3085005 - GERALDO PEREIRA ROCHA FILHO
Externo à Instituição - JO UEYAMA - USP
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 16:49
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app07.sigaa07