CONTROLE SOCIAL E TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS DO RELATO INTEGRADO DE GESTÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: percepções de contadores e conselheiros universitários sob as perspectivas comportamental e do compartilhamento de conhecimento.
Relato Integrado; Controle e transparência; Análise do comportamento; Compartilhamento do conhecimento; Universidades
Esta tese identifica as percepções de contadores e conselheiros universitários (N=461) de 69 universidades federais brasileiras sobre o controle e transparência das informações orçamentárias e financeiras do Relatório Integrado de Gestão (RIG) sob a ótica da análise do comportamento e do compartilhamento do conhecimento. As pesquisas sobre a avaliação da adoção do Relato Integrado nas organizações, a formação dos contadores e como a contabilidade influencia a sociedade e pode ser influenciada pela sociedade, são questões relevantes da pesquisa contábil. Assim, foram realizadas coleta de dados em duas etapas por meio de questionários semiestruturados. A primeira com questões conceituais sob a ótica comportamental e do compartilhamento do conhecimento; a segunda, também conceitual, porém simulada, para identificação de possíveis alterações por meio do compartilhamento de conhecimento entre grupos de controle e experimental. Ambos os questionários com opções de respostas na escala de Likert adaptada em 10 pontos. Após a Análise Fatorial Exploratória e Testes t de Welch para comparação dos dados reportados, os resultados indicaram uma disposição dos indivíduos para o controle e transparência das informações orçamentárias e
financeiras do RIG e na identificação do compartilhamento do conhecimento como ferramenta para o controle e transparência. Foram agrupados dois fatores na perspectivas da análise comportamental (Construção Cognitiva-cultural e Consciência e Desenvolvimento Pessoal) e dois fatores na ótica do compartilhamento do conhecimento (Fluxo Integrado de Conhecimento e Protagonismo no Compartilhamento do Conhecimento). Ainda sobre a análise comportamental, contadores e conselheiros universitários divergem nos conceitos comportamentais para motivação e atentar, e a variável aprendizagem não agrupou nenhum dos fatores. No compartilhamento, uma única divergência na “percepção sobre o compartilhamento do conhecimento dentro da estrutura interna”. Na etapa simulada, a significância para “Informações técnicas como valores de Dotação, Contas Contábeis, Superávit, etc, ilustradas em quadros e figuras, contribuem para a transparência e controle social internamente, a partir do RIG” entre os Grupos controle e experimental, confirma a relevância do compartilhamento de conhecimento das informações orçamentárias financeiras do relatório integrado nas universidades brasileiras. As conclusões deste estudo corroboram o TCU quanto ao favorecimento ao controle e transparência das informações orçamentárias e financeiras pelo RIG quando analisadas sob a ótica comportamental e do compartilhamento do conhecimento. Os contadores são mais motivados e atentos ao controle e transparência das informações orçamentárias e financeiras do RIG e o compartilhamento de conhecimento técnico contábil contribui para mudanças nas percepções de controle e transparência. Esses resultados podem contribuir com a literatura sobre a efetividade da adoção do RI, sobre como a contabilidade colabora com a sociedade e a sociedade colabora com a contabilidade, como uma proposição de modelo mental informal para o compartilhamento de informações orçamentárias e financeiras para o efetivo controle e transparência nas universidade federais brasileiras. Como limitações, a amostra reduzida na ação simulada e a avaliação em apenas um dos cinco elementos de conteúdo do RIG. Como agenda de pesquisas, a identificação dos fatores que contribuem ou limitam a motivação e a atenção da comunidade acadêmica para o controle e transparência das informações orçamentárias e financeiras do RIG; o compartilhamento informal de conhecimento das comunidades virtuais de aprendizagem e estudos experimentais práticos por meio do compartilhamento de conhecimento das informações contábeis.