SENTIMENTO DISCURSIVO DAS TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS POR GOVERNOS ESTADUAIS:
Impactos das Teorias da Escolha Pública e dos Ciclos Políticos
Transações com Partes Relacionadas; Análise de Sentimento; Teoria da Escolha Pública; Teoria dos Ciclos Políticos
O projeto de tese tem por objetivo investigar o sentimento discursivo da evidenciação das transações com partes relacionadas (TPR) nos relatórios contábeis dos governos estaduais brasileiros, com vistas a compreender se há influência de fatores político-institucionais nesse conteúdo. Com fundamentos na Teoria da Escolha Pública (Buchanan & Tullock, 1962) e Teoria dos Ciclos Políticos (Downs, 1957), parte-se da premissa de que os gestores públicos podem adotar estratégias de comunicação nos relatórios para influenciar as percepções sobre sua administração, principalmente em contextos eleitorais ou em alternância de poder. Para tal, a estratégia metodológica utilizada consiste em aplicar a técnica de análise de sentimento sobre as divulgações de TPR nos relatórios contábeis, classificando os discursos em categorias de polaridades, positivo, negativo ou neutro, com utilização do software Nvivo. Em um segundo momento, o modelo econométrico testará as hipóteses do estudo, tendo como variável dependente o índice de sentimento e como variáveis independentes de interesse o ano eleitoral, reeleição, alternância de poder e grau de transparência fiscal. Na perspectiva teórica, espera-se contribuir com articulação entre a Contabilidade Pública e os fundamentos da Economia Política, por meio da aplicação integrada da Teoria da Escolha Pública e a Teoria dos Ciclos Políticos, ao dispor de arcabouço analítico para entender como incentivos políticos e institucionais moldam e influenciam o conteúdo e o sentimento discursivo da evidenciação contábil das TPR no setor público. No contexto empírico, busca-se contribuir com a inovação metodológica, ao propor uma abordagem mista, empregando a técnica de análise de sentimentos desenvolvida por Loughran e McDonald (2011) nos relatórios contábeis para investigar não apenas o conteúdo das divulgações, mas também o sentimento linguístico e a intencionalidade estratégica, adicionado a modelos econométricos para mensurar de maneira objetiva, as estratégias discursivas adotadas por parte dos governos estaduais.