BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: evidências do Brasil, a partir da dialógica entre eficiência e desempenho.
Eficiência. Educação superior. Desempenho. Teoria do Capital Humano.
Equalizar a demanda crescente pelo ingresso no ensino superior e a manutenção da qualidade revela-se desafiador, em todo o mundo. A formação contábil é parte dessa problemática. Amparando-se no arcabouço da Teoria do Capital Humano, esta pesquisa visa evidenciar o atual cenário da formação contábil no Brasil, sob a ótica da eficiência educacional e do desempenho, com foco no êxito do Exame de Suficiência do CFC. Para isso, os métodos de Análise Envoltória de Dados (DEA) e Método Hierárquico Linear (MHL) serão adotados, tendo como background a Função de Produção Educacional. Os dados serão extraídos do Censo da Educação Superior, microdados do ENADE e dados estatísticos do Conselho Federal de Contabilidade. O baixo índice de rendimento no Exame do CFC é ponto de preocupação entre os atores na educação contábil, é debate frequente no sistema CFC/CRCs e o aumento da demanda por contadores, fortalecido pelas constantes mudanças legais, abre uma oportunidade para investigar eficiência da formação na área; espera-se que este trabalho forneça dados e auxilie pesquisadores interessados no tema, especialmente em nível de cursos de graduação. Entre as possíveis limitações está a comunicação entre os bancos de dados, para a qual a estratégia de ajuste das variáveis no modelo poderá ser adotada.