Banca de QUALIFICAÇÃO: Edilson Bezerra da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Edilson Bezerra da Silva
DATA : 15/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams (ID: 246 148 717 680 Senha: 9t3TsP)
TÍTULO:

 É LEGAL, MAS É MORAL? ANÁLISE DAS PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS ESTADOS BRASILEIROS À LUZ DA MORAL ACCOUNTING


PALAVRAS-CHAVES:

Moralidade. Accountability. Moral accounting. Contabilidade. Comportamento moral. Prestação de Contas de governo. Fiscalização.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A contabilidade deve gerar informações úteis para o processo de tomada de decisões econômicas. Essa definição tem sido ampliada para abarcar decisões sociais. Uma das acentuadas contribuições da contabilidade é a evidenciação das informações, principalmente, em relação à alocação de recursos públicos, nos processos de prestação de contas e responsabilização (accountability), inclusive, no que se refere aos aspectos morais. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista, e à luz da moral accounting, conceito que busca expressar um equilíbrio entre boas e más ações no comportamento dos indivíduos, este projeto de tese tem como objetivo analisar o processo de fiscalização das prestações de contas de governo do Estado de Goiás, considerando a percepção moral e legal dos atores diretamente envolvidos em suas conclusões. Do ponto de vista metodológico, será realizada uma análise de conteúdo nos processos de prestação de contas de governo do Estado de Goiás, analisados pelo Tribunal de Contas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, dos últimos dois mandatos de governador, de modo a capturar eventuais mudanças no posicionamento dos atores. Ainda, será realizado um estudo de caso no Tribunal de Contas e na Assembleia Legislativa, através uma observação participante. A observação participante é uma técnica de pesquisa derivada da antropologia e possibilita estudar o fenômeno no momento de sua ocorrência, promovendo a captura de informações e conhecimentos em seus contextos histórico, social, econômico e cultural. Durante esta etapa, será aplicada uma entrevista semi-estrutrurada, com gravação e transcrição, com os atores diretamente envolvidos, buscando compreender como a fiscalização dos processos ocorre, sob o aspecto moral dos agentes do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa. A forma de apresentação dos resultados tanto da observação participante, como da entrevista semiestruturada se dará através de relatórios, narrativas e relato de opiniões. A presente pesquisa pretende discutir, compreender e responder questões ainda pouco elucidadas, tais como, quais são as visões morais dos agentes que fiscalizam as prestações de contas? De que forma essa visão interfere nas suas conclusões? Ações boas podem atenuar más ações e displicências de gestão de recursos públicos? Assim, esta pesquisa pretende contribuir, de um lado, para a teoria de accountability, apresentando como a visão moral dos agentes que fiscalizam os processos de prestação de contas pode interferir em suas conclusões e em eventuais responsabilizações, e de outro, para a moral accounting, à medida em que elucidará se boas más ações são compensadas por boas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6404897 - CESAR AUGUSTO TIBURCIO SILVA
Presidente - 388003 - FATIMA DE SOUZA FREIRE
Externo à Instituição - VICENTE LIMA CRISOSTOMO - UFC
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 09:45
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app09_Prod.sigaa03