Desenvolvimento de tecnologia educativa para o autocuidado da pessoa idosa com Diabetes Mellitus
Idoso. Estudo de Validação. Educação em Saúde. Tecnologia em Saúde. Tecnologia Educacional.
Introdução: O crescimento considerável da população idosa que deveria ser considerado uma conquista mundial, adveio juntamente com alta incidência de doenças crônicas, como o Diabetes Mellitus (DM) que acarreta complicações em órgãos essenciais e pode causar danos permanentes e irreversíveis se não for devidamente tratada.A American Diabetes Association acredita que a educação em saúde e o apoio para o autocuidado são uns dos principais meios para o enfrentamento do DM tipo 2 (DM2), e este manejo pode ser realizado com auxílio de tecnologias em saúde, com destaque paraas tecnologias educacionais, como as cartilhas, que possuem baixo custo econômico e alto valor intelectual. Objetivo:Desenvolver e validar uma tecnologia educativa para promoção do autocuidado de pessoas idosas com diabetes mellitus tipo 2 acompanhadas na atenção primária em saúde. Método:Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa. Para construção da tecnologia educacional impressaselecionaram-se conteúdos com base nos constructosenvelhecimento e DM2e assim definidosfatores que influenciam no controle glicêmico e autocuidado de pessoas idosas com DM2.A validação ocorreu em duas etapas: a primeira com 33juízes especialistas selecionados através de uma busca ativa na plataforma lattes e pelo método de amostragem bola de neve, de acordo com os critérios de Fehering; a segunda etapa com 41 pessoas idosas com diagnóstico de DM2, acompanhadas na atenção primária e com classe funcional saudável de acordo com os critérios da Sociedade Brasileira de Diabetes. Realizou-se análise estatística descritiva no SPSS 25.0, com cálculo do índice de concordância entre juízes e público-alvo. Resultados: a Cartilha para idosos sobre autocuidado no Diabetes Mellitusé composta por 28 páginas e estruturada com capa, elementos pré-textuais (ficha técnica e apresentação da cartilha), textuais (conteúdo, jogos educativos e dicas da Dora - enfermeira) e pós-textuais (ficha de controle e referências bibliográficas). A cartilha foi validada pelos juízes com IVC global de 0,88, sendo distribuídos nos seguintes blocos: objetivo (0,91), conteúdo (0,86), linguagem (0,88), relevância (0,91), ilustrações (0,85), layout (0,85), motivação (0,89) e cultura (0,91). Já na validação com o público-alvo o IVC global foi de 0,96: objetivo (0,98), organização (0,94), estilo de linguagem (0,94), aparência (0,94) e motivação (0,97). Conclusão: A cartilha foi elaborada com assuntos relevantes para apoiar as educações em saúde e perpassou todo o processo metodológico com o devido rigor científico, sendo validada quanto ao conteúdo e aparência por profissionais com expertise no assunto e pelo público-alvo, permitindo o aprimoramento do material.