Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação e qualificação de serviços clínicos providos por farmacêuticos em ambiente hospitalar
Sistemas de Informação em Farmácia Clínica; Serviço de Farmácia Hospitalar; Uso de Medicamentos; Indicadores de serviços; Farmacêuticos.
Introdução: O uso de medicamentos fora do contexto racional e seguro é um problema global, mesmo no ambiente hospitalar. Para enfrentar esse cenário, recomenda-se o desenvolvimento de serviços clínicos providos por farmacêuticos, cujas práticas de cuidado centradas no paciente promovem o uso seguro e racional dos medicamentos. Apesar de sua expansão, não há, ainda, um instrumento validado com indicadores e valores de referência padronizados, capaz de avaliar e qualificar os serviços clínicos providos por farmacêuticos no Brasil. Objetivo: Elaborar e validar um instrumento de avaliação e qualificação de serviços clínicos providos por farmacêuticos desenvolvidos no ambiente hospitalar. Metodologia: Estudo misto, que se utilizará do “diagrama de cascata” proposto por Fowler e Campbell, para desenvolver um instrumento de avaliação e qualificação de serviços clínicos providos por farmacêuticos. O diagrama adotado será composto por duas fases e seis etapas, para as quais adotar-se-ão técnicas de revisão sistemática, consulta a órgãos de classe e sociedades científicas, grupo nominal, investigação Delphi, e estudo de caso tomando como cenário o Serviço de Farmácia Clínica (SFC) desenvolvido na rede pública hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Resultados esperados: Desenvolver uma ferramenta para acompanhamento de serviços clínicos providos por farmacêuticos no ambiente hospitalar, constituído por indicadores e valores de referência que permitam avaliar o nível de proficiência do serviço.