Banca de DEFESA: MARIA IVONEIDE DE LIMA BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA IVONEIDE DE LIMA BRITO
DATA : 02/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Darcy Ribeiro
TÍTULO:

Políticas educacionais para idosos: UniSER — A UnB envelhecida 


PALAVRAS-CHAVES:

educação superior, envelhecimento, UnB, UnaTl; UniSER


PÁGINAS: 300
RESUMO:

O presente estudo, devidamente aprovado no Comitê de Ética, sob o número CAAE: 96840718.9.0000.8093, está inserido no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito do Doutorado Acadêmico, área de concentração em Promoção, Prevenção e Intervenção em Saúde — Linha de pesquisa: Determinantes Sócio Biológicos e Cuidado em Saúde — e tem como objetivo geral analisar a existência de políticas institucionais educacionais para velhos nas Universidades Públicas Federais da Região Centro-Oeste, tendo como caso de análise a UnB, a partir do Programa Universidade do Envelhecer (UniSER) — Arte de viver, desta universidade, no transcurso de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório, com coleta documental de dados extraidos dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI's) das 08 IFES, a aplicagdo de questiondrios para os egressos e a execugdo de entrevistas semiestruturadas junto os gestores do Programa, a partir do método misto e olhar dialético. Os dados confirmam que em nenhum dos PDIs analisados junto as Federais em estudo constam politicas publicas educacionais, mas, sim, ações pontuais. Por sua vez, no que concerne aos egressos, dos 489 certificados, 129 participaram da pesquisa, representando um percentual de 26,40%, a idade maxima foi de 84 anos, a idade média foi de 63,3 anos e a idade moda de 65 anos. 86,80% foram mulheres e 13,20% homens. No que tange à escolaridade, 31% concluiram o ensino médio e 31% possuem especializagdo. Dos respondentes, 93% entendem que a UniSER delineia-se como uma politica publica educacional, e uma ação de extensdo e que marca-se como uma possibilidade de acesso e de permanéncia dos velhos ao espago universitario. Tanto que 84,5% destes se consideraram alunos da UnB. A respeito dos temas que eles propuseram para a organizagao de um curriculo proprio, emergiram a saúde mental, as violéncias, a intergeracionalidade, dentre outros, sendo, todavia, mister institucionalizar o programa. Já do ponto de vista dos gestores, 05 entendem que ela se constitui como uma politica publica educacional e 08 entendem que ndo, e que o papel da educagéo frente ao envelhecimento ha que ser inclusivo e que a UnB possui papel impar nessa cenario. Mediante a compreensão de que todos podem aprender, emergem os quatro pilares da educação para os velhos e os sete saberes e, por fim, a proposta de uma politica nacional para o envelhecer. Ao final de tudo, espera-se que, para além de construir uma politica, ocorra algo mais, haja uma mudanga de cultura institucional que consubstancie uma politica publica educacional diferenciada para o velho, feita com o velho e da qual ele seja um protagonista cônscio, que a UnB assuma esse papel de vanguarda, que lhe cabe tão bem. O presente estudo é uma pequena semente, na seara da educação superior e o envelhecer, que venham novos estudos e pesquisas, que o velho encontre o seu lugar de respeito e envelheça enquanto direito e, não, enquanto privilégio de alguns.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CRISTINA AYOUB RICHE - UFRJ
Externo à Instituição - JOSE GERALDO DE SOUSA JUNIOR - OUTROS
Externa à Instituição - Janaina Santana da Costa - UFT
Presidente - 2344297 - MARGO GOMES DE OLIVEIRA KARNIKOWSKI
Externa ao Programa - 1773582 - OLGAMIR AMANCIA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 19/04/2023 16:56
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