Banca de QUALIFICAÇÃO: Gislane Scholze Domingues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gislane Scholze Domingues
DATA : 13/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Avaliação de competências do estudante da área da saúde na perspectiva da interprofissionalidade


PALAVRAS-CHAVES:

A avaliação do estudante da educação superior se apresenta como um campo formativo e orientador de práticas profissionais. Os cursos da área da saúde são ancorados em normativos da educação e da saúde, com diretrizes específicas para formação, alinhadas com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a universalidade, a integralidade e a equidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da área da saúde trazem no seu texto o perfil do egresso com as competências gerais, comuns aos estudantes, e as competências especificas, aptos para atuar em consonância com os princípios do SUS, por meio do efetivo trabalho em equipe, em uma perspectiva colaborativa e interprofissional. O Exame Nacional do Estudante (Enade), que avalia o desempenho dos estudantes de graduação, exige conhecimentos técnicocientíficos sem incorporar nos instrumentos aspectos relacionados à avaliação de competências sociais. Dessa forma, na avaliação do desempenho de estudantes é importante incluir, dentre as dimensões dos seus instrumentos de avaliação, um olhar que contemple o desenvolvimento de competências de comunicação, liderança, práticas baseadas em evidências e culturais. Avançando para uma avaliação de competências, além do conhecimentos técnico-científicos pois, os estudantes da área da saúde precisam desenvolver as competências clínicas e culturais necessárias para a atuação em serviços de saúde. Incluir a avaliação de competências sociais no Enade poderia induzir mudanças na forma de pensar a formação de profissionais de saúde em direção a atuação interprofissional, alinhada com os pressupostos e o perfil do egresso, previstos nas DCN. Assim, o objetivo desse estudo é investigar a avaliação do estudante da área da saúde numa perspectiva interprofissional e construir uma escala de autorrelato para os estudantes da saúde com evidencias de validade. Será conduzido um estudo do tipo método misto sequencial exploratório com três fases: exploratória, desenvolvimento e testagem. O estudo será realizado em uma universidade pública de Brasília/DF. Participarão do estudo docentes e discentes que atuam na disciplina Seminários Integrativos. Os dados serão coletados por meio de análise documental, entrevistas e questionário (escala). Os dados textuais serão analisados com auxílio do software IRaMuTeQ e os dados quantitativos serão processados no software FACTOR para análise fatorial exploratória e definição de parametros da teoria de resposta ao item. Na primeira fase será realizada analise documental (DCN e provas ENADE) visando identificar as competências gerais e comuns da área da saúde. Espera-se com esse estudo propor, construir e validar instrumento de autorrelato para avaliar as competências e contribuir para reflexões acerca a avaliação do estudante da área da saúde.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A avaliação do estudante da educação superior se apresenta como um campo formativo e orientador de práticas profissionais. Os cursos da área da saúde são ancorados em normativos da educação e da saúde, com diretrizes específicas para formação, alinhadas com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a universalidade, a integralidade e a equidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da área da saúde trazem no seu texto o perfil do egresso com as competências gerais, comuns aos estudantes, e as competências especificas, aptos para atuar em consonância com os princípios do SUS, por meio do efetivo trabalho em equipe, em uma perspectiva colaborativa e interprofissional. O Exame Nacional do Estudante (Enade), que avalia o desempenho dos estudantes de graduação, exige conhecimentos técnicocientíficos sem incorporar nos instrumentos aspectos relacionados à avaliação de competências sociais. Dessa forma, na avaliação do desempenho de estudantes é importante incluir, dentre as dimensões dos seus instrumentos de avaliação, um olhar que contemple o desenvolvimento de competências de comunicação, liderança, práticas baseadas em evidências e culturais. Avançando para uma avaliação de competências, além do conhecimentos técnico-científicos pois, os estudantes da área da saúde precisam desenvolver as competências clínicas e culturais necessárias para a atuação em serviços de saúde. Incluir a avaliação de competências sociais no Enade poderia induzir mudanças na forma de pensar a formação de profissionais de saúde em direção a atuação interprofissional, alinhada com os pressupostos e o perfil do egresso, previstos nas DCN. Assim, o objetivo desse estudo é investigar a avaliação do estudante da área da saúde numa perspectiva interprofissional e construir uma escala de autorrelato para os estudantes da saúde com evidencias de validade. Será conduzido um estudo do tipo método misto sequencial exploratório com três fases: exploratória, desenvolvimento e testagem. O estudo será realizado em uma universidade pública de Brasília/DF. Participarão do estudo docentes e discentes que atuam na disciplina Seminários Integrativos. Os dados serão coletados por meio de análise documental, entrevistas e questionário (escala). Os dados textuais serão analisados com auxílio do software IRaMuTeQ e os dados quantitativos serão processados no software FACTOR para análise fatorial exploratória e definição de parametros da teoria de resposta ao item. Na primeira fase será realizada analise documental (DCN e provas ENADE) visando identificar as competências gerais e comuns da área da saúde. Espera-se com esse estudo propor, construir e validar instrumento de autorrelato para avaliar as competências e contribuir para reflexões acerca a avaliação do estudante da área da saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANO GIL REGIS - UFAC
Presidente - 6465794 - DIANA LUCIA MOURA PINHO
Interno - 1646404 - EMERSON FACHIN MARTINS
Externa ao Programa - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS - null
Notícia cadastrada em: 31/08/2023 08:48
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