Gamificação educacional sobre obesidade para acadêmicos em saúde: Nutrição
Ensino, metodologia ativa, jogos, hábitos alimentares.
A obesidade se caracteriza como desafio para a saúde pública mundial e está associada a diversas complicações para a saúde humana, como doenças cardiovasculares e diabetes. Diferente estratégia vem sendo apontadas pela literatura para a prevenção e tratamento da obesidade, destacando-se a necessidade de abordagens holísticas. Neste contexto, a gamificação educacional surge como uma abordagem que integra elementos lúdicos e características de jogos no processo de aprendizagem, visando engajar o participante em busca de um aprendizado mais envolvente. Este estudo teve como objetivo verificar o efeito do uso da gamificação como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para alunos de nutrição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de Taquette e Minayo para análise de conteúdo, e quantitativa para análise de frequência das categorias. Uma ferramenta educativa de gamificação foi aplicada como intervenção digital, visando a comparação da metodologia ativa do processo de ensino e aprendizagem frente a uma metodologia tradicional. Os resultados apresentam sinais de melhora na aprendizagem dos conteúdos nas duas abordagens (digital e tradicional), com progresso no vocabulário dos discentes e maior entendimento das perguntas propostas sobre hábitos alimentares e obesidade no momento pós-teste. Concluiu-se que a gamificação, enquanto metodologia ativa, tem efeito positivo como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para alunos de nutrição, e tem o potencial de contribuir para a ressignificação do ensino e melhoria do conhecimento. Sugere-se a sua associação com a metodologia tradicional de ensino, visto que este método permanece fundamental no processo educacional.