JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE AUTOCUIDADO: ANALISANDO A APLICABILIDADE DE UM JOGO PARA USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2
jogos experimentais, diabetes mellitus tipo 2, educação em saúde envelhecimento.
Este estudo investiga a aplicabilidade de um jogo digital como ferramenta de autocuidado, focado no uso racional de medicamentos para a prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) em idosos. A pesquisa aborda a crescente prevalência de DM2 entre a população idosa no Brasil, destacando os desafios adicionais enfrentados devido à idade avançada e comorbidades. A metodologia consiste em um estudo quantitativo quase-experimental de coorte, com a customização e aplicação de um jogo educativo chamado Lady Health. Este jogo, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, foi adaptado para incluir conteúdos sobre DM2 utilizando a Taxonomia de Bloom. A população-alvo inclui idosos participantes da UniSER/UnB. A validação do jogo envolveu a avaliação de usabilidade e impacto educacional, utilizando instrumentos como o System Usability Scale (SUS) e o User Experience Questionnaire (UEQ). Os resultados preliminares indicam que jogos digitais podem ser uma ferramenta eficaz para promover a saúde entre idosos, melhorando a adesão ao tratamento e a qualidade de vida.