EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS PARA POPULAÇÃO 45+ .
envelhecimento, educação ao longo da vida, avaliação, validade social, efetividade, normalização.
A educação ao longo da vida é constantemente citada como ferramenta de impulsionamento da autonomia e do bem-estar na velhice, tendo programas educacionais como uma das principais estratégias de abordagem, enquanto proposta de transformação social e melhorias na qualidade de vida, entre outros aspectos. O crescimento e alta procura por esses programas indica o importante papel social dessas intervenções na contribuição do envelhecimento digno, ativo e saudável. No entanto, quando se trata de avaliação de efetividade o caminho é desafiador, uma vez que os objetivos destas intervenções, foco da avaliação de efetividade, possuem prioritariamente cunho social de difícil mensuração. Neste contexto, esta tese teve por objetivo analisar a efetividade de programas educacionais para 45+ implementados no Brasil e em países europeus, utilizando como fio condutor a educação ao longo da vida e três aspectos basilares constantes nos objetivos dos programas: fidelidade, efeitos e validade social. Para tanto, a metodologia foi mista, com uso das escalas de mudança de comportamento, bem-estar subjetivo, fidelidade, normalização, satisfação com o programa e avaliação de habilidades, entrevistas com os participantes do estudo e com a coordenação dos programas, análise documental dos documentos oficiais e cálculo do índice de evasão. Os resultados foram apresentados em formato de manuscritos e capítulos de livro publicados ou em via de publicação, sendo 5 manuscritos e 3 capítulos de livro em primeira autoria e 1 manuscrito e 2 capítulos de livros em coautoria, totalizando 11 publicações relacionadas aos resultados desta tese. Foram identificados o cumprimento da fidelidade dos programas em mais de 50%, os efeitos relacionados a melhoria do bem-estar subjetivo, mudanças de comportamento e de habilidades específicas, normalização de práticas educacionais e validade social declarada pelos participantes bem como a elaboração de planos para o futuro antes e após pandemia de covid-19 sob efeito de proposta educacional. Apesar dos dados demonstrarem alcance de efetividade nos programas, há ainda a necessidade de impulsionar junto as instituições proponentes o sentimento de pertencimento social, autonomia e independência durante o processo de envelhecer, incluindo o ato de ensinar e aprender. Com o presente estudo foi possível identificar elementos de efetividade nos programas educacionais analisados e apontar propostas de melhorias para futuras ações com descrição de metodologias avaliativas.