SERVIÇOS CLÍNICOS PROVIDOS POR FARMACÊUTICOS NO TRANSPLANTE DE CÉLULAS- TRONCO HEMATOPOIÉTICAS (TCTH) EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DO DISTRITO FEDERAL: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO
Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Transplante de Medula Óssea; Assistência Farmacêutica; Qualidade da Assistência à Saúde; Ciência da Implementação.
Introdução: O Transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) é um procedimento de alta complexidade e exige um cuidado integral ao paciente, incluindo os serviços de farmácia clínica, para apoiar na efetividade e segurança do tratamento. Objetivo: Desenvolver a proposição de um serviço de farmácia clínica no setor de transplante de células hematopoiéticas (TCTH) de um hospital pediátrico no Distrito Federal. Métodos: Trata-se de um estudo multimétodos dividido em quatro etapas. As Etapas 1 e 2 levantaram dados do cenário nacional, tanto relacionado aos centros transplantadores de células-tronco hematopoiéticas (CTH) como dos serviços de farmácia clínica no TCTH. Nestas etapas foram realizadas análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semi-estruturadas. Na Etapa 3 foi levantado o cenário local avaliando as percepções e necessidades para o serviço de farmácia clínica no TCTH do hospital proponente, a partir da realização de um grupo focal e uma entrevista semi-estruturada. Por fim, na Etapa 4 foi realizada a proposta do serviço de farmácia clínica no TCTH para o hospital em estudo. Resultados: Observouse um total de 82 centros transplantadores de CTH e 3991 procedimentos de transplantes realizados (autólogos e alogênicos) no ano de 2022, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). As regiões Sudeste e Sul destacaram-se com maior número de centros transplantadores e de TCTH realizados no ano de 2022, em contrapartida a região Norte obteve os menores valores. Os serviços farmacêuticos são principalmente desenvolvidos a nível ambulatorial e de internação com destaque para: reconciliação medicamentosa, acompanhamento farmacoterapêutico, revisão da farmacoterapia, participação em reunião multiprofissional, orientação de alta e consulta ambulatorial. A proposta de estruturação do serviço destaca a recomendação de um farmacêutico atuando em toda linha de cuidado do TCTH, ou seja, em todas as fases do cuidado, desde o pré TCTH até o pós TCTH (D+100). Além disso, os discursos dos entrevistados destacaram indicadores de processos, portanto, sugere-se o aprimoramento com a inclusão de indicadores de resultados (clínicos, econômicos e humanísticos). Conclusão: A partir da realização deste estudo foi possível identificar pontos estratégicos para a estruturação do serviço de farmácia clínica no TCTH do hospital pediátrico proponente da pesquisa, considerando os aspectos de estrutura (física, humana e logística), processos e resultado, com vistas a promover a efetividade e segurança no uso das complexas farmacoterapias adotadas em todas as fases do TCTH, bem como a qualificação dos atendimentos prestados e das formas de monitoramento/avaliação dos serviços.