Indicadores de resultados para a avaliação de serviços clínicos providos por farmacêuticos em ambiente hospitalar
Sistemas de Informação em Farmácia Clínica; Serviço de Farmácia Hospitalar; Uso de Medicamentos; Indicadores de serviços; Farmacêuticos.
Introdução: Os serviços clínicos prestados por farmacêuticos têm como propósito principal promover o uso seguro, eficaz e racional de medicamentos, a fim de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Apesar de sua expansão, não há, ainda, um instrumento validado com indicadores de resultado que traduzam valores clínicos, econômicos e humanísticos e valores de referência padronizados, capazes de avaliar e qualificar os serviços clínicos providos por farmacêuticos. Objetivo: Propor indicadores de resultados que promovam a avaliação de serviços clínicos providos por farmacêuticos desenvolvidos no ambiente hospitalar. Método: Trata-se de um estudo misto, em que na fase inicial realizou-se um estudo de revisão para conhecer os indicadores utilizados para a avaliação dos serviços. Na fase seguinte, uma investigação Delphi internacional, congregou-se profissionais de saúde familiarizados com a implantação de serviços de farmácia clínica, gestão de serviços e representantes de associações de pacientes para determinar um conjunto mínimo de indicadores de resultado. Resultados: A revisão sistemática encontrou 225 indicadores utilizados para a avaliação de serviços clínicos providos por farmacêuticos em ambiente hospitalar. Apesar disso apenas 13 (5,7%) indicadores relacionavam-se com resultados. A partir dos achados, reuniram-se 49 especialistas, de todas os continentes, que chegaram a um consenso de indicadores de resultados composto por três indicadores clínicos, um econômico e um humanístico. Conclusão: O conjunto de indicadores estabelecidos representam uma proposta para a avaliação de serviços clínicos providos por farmacêuticos a partir da perspectiva de resultados.