Análise do desenvolvimento das competências colaborativas interprofissionais nos programas de residências em áreas profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
Educação Interprofissional, Estudo de Validação, Competência Profissional
A discussão acerca da educação de profissionais de saúde ao longo de sua carreira é pautada há mais de um século e apresentou mudanças conceituais importantes ao longo deste período, evoluindo para propostas como a Educação Permanente em Saúde (EPS), que enfatiza a aprendizagem no trabalho e a responsabilidade coletiva. Concomitantemente, a Educação Interprofissional (EIP) e a prática colaborativa (PC) surgiram como estratégias cruciais para aprimorar a qualidade da assistência e a coordenação de serviços, sendo incorporadas em políticas de saúde brasileiras, como nos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS). Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento das competências colaborativas interprofissionais nos programas de residências em áreas profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Inicialmente realizou-se um estudo metodológico no qual foi realizada a Adaptação Transcultural e Validação do instrumento ICCAS, desenvolvido por MacDonald et al (2010). Este processo resultou em uma versão pré-final do instrumento que irá passar por um pré-teste. Após os ajustes necessários, o instrumento será utilizado para identificar o nível de desenvolvimento das competências colaborativas interprofissionais em residentes após um semestre de curso do programa.