AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UM APLICATIVO MÓVEL NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE SAÚDE DO IDOSO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Tecnologia educacional, aplicativos móveis, aprendizagem, educação em enfermagem, saúde do idoso.
O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de um aplicativo, do tipo serious game para dispositivos móveis, nos conhecimentos da saúde do idoso com estudantes de enfermagem, por meio de um ensaio clínico randomizado. Trata-se um estudo que está sendo executado em duas etapas. A primeira etapa foi estruturada um Estudo de Desenvolvimento Metodológico, que teve como produto um aplicativo destinado a dispositivos móveis, no formato de serious game. A segunda etapa será efetivada após a conclusão da primeira, constituída pela aplicação do aplicativo junto à população alvo por meio de um Ensaio Clínico Randomizado. Para construção do jogo, foi considerado o método de Jaffe, assim como o Ensaio clínico será fundamentado no Consort-Ehealth. Serão aplicadas intervenções no intuito de comparar o efeito da utilização de um aplicativo, no formato de jogo (serious game), voltado para a saúde do idoso, com outras estratégias educacionais. Para análise dos dados será utilizado o software Package for the Social Sciences (SPSS®) versão 20.0, no qual será construído um banco de dados. Os testes estatísticos serão realizados conforme a necessidade. Serão considerados estatisticamente significantes valores de p<0,05. Como resultados parciais, obteve-se o jogo contruído e validado. Não obstante, espera-se que o incentivo ao estudo a respeito de aplicativos e jogos, como tecnologias educacionais, que aperfeiçoem e melhorem a educação na saúde voltada para gestão do conhecimento, cuidados integrados a saúde do idoso, estratégias educacionais no ensino superior potencializando o sistema local já implementado.