Banca de DEFESA: LEANDRO GOMES DE JESUS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO GOMES DE JESUS FERREIRA
DATA : 26/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

O IMPACTO DA COVID-19 NAS PROPRIEDADES DO TENDÃO PATELAR: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE UM ANO


PALAVRAS-CHAVES:

SARS-CoV-2; COVID moderado; COVID grave; ultrassonografia; biomecânica do tendão.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Introdução: A COVID-19 pode comprometer a estrutura e função do sistema musculoesquelético, reduzindo sua capacidade de produzir força, especialmente em longos períodos de hospitalização. Neste contexto, o tendão por fazer parte desse complexo sistema também poderá sofrer as consequências da COVID-19 em termos de estrutura, morfologia e função. Entretanto, existem lacunas científicas significativas no que se refere à adaptação tendínea em indivíduos afetados pela doença, especialmente em relação às propriedades mecânicas, materiais e morfológicas.

Objetivo: Assim, este estudo teve como objetivo avaliar as propriedades tendíneas (materiais, mecânicas e morfológicas) do tendão patelar em participantes após diagnóstico com COVID-19 que tiveram níveis moderados e graves de acometimento dentro do período de até 12 meses após o contágio da doença comparados a um grupo controle.

Métodos: Trata-se de um estudo observacional de delineamento longitudinal onde 70 participantes foram divididos em três grupos: (a) COVID-19 moderada (n=22) - indivíduos que apresentarem teste positivo, confirmado pelo teste molecular (RT- PCR), teste sorológico de reatividade a anticorpos IgM e IgG, ou ainda exame laboratorial remoto (testes imunocromatográficos para anticorpos e antígenos) e que apresentaram alguns dos seguintes sintomas, sem necessidade de internação: tosse seca, coriza, inflamação de garganta, dores corporais difusas, hipertermia persistente, sem hipoxemia), (b) COVID-19 grave (n=18) – indivíduos que além de algum ou vários dos sintomas descritos, apresentarem hipoxemia (saturação de oxigênio – SPO2 ≤ 93%) necessitando de internação com ou sem intubação, e (c) grupo controle (n=30) – indivíduos que não foram infectados pelo vírus ou que não reportaram sintomas. Quatro avaliações foram realizadas durante o período de um ano para os grupos COVID (A21-30 – entre 21 e 30, A31-90 – entre 31 e 90, A91-180 – entre 91 e 180, e A181-360 – entre 181 e 360 dias após o início dos sintomas ou alta hospitalar para o COVID grave) quando foram obtidas as propriedades morfológicas, materiais e mecânicas do tendão patelar. Modelos de Equações de Estimativa Generalizadas (GEE) foram utilizados para avaliar as propriedades do tendão, tendo "grupos" e "avaliações" como fatores.

Resultados: Não foi encontrada interação entre grupos e avaliações para as variáveis morfológicas (p>0,05), mas foi encontrada nas propriedades materiais e mecânicas (p<0,05). Em geral, os indivíduos do grupo grave exibiram consistentemente diminuição dos níveis de força e stress que impactaram o tendão patelar nas quatro avaliações realizadas ao longo de um ano. Além disso, durante os primeiros 3 meses após a infecção por COVID-19, os indivíduos do grupo grave apresentaram níveis de strain semelhantes aos observados nos outros grupos. Consequentemente, foram observadas reduções na rigidez e no módulo de Young, indicando um maior grau de deformação relativa do tendão nos períodos iniciais pós- COVID.

Conclusão: Menores níveis de força e stress do tendão patelar foram observados em indivíduos que apresentaram a forma mais grave de COVID-19 durante o acompanhamento de um ano, juntamente com comportamento mais elástico tendíneo limitado aos meses iniciais pós-infecção, com consequente redução da rigidez. Assim, clínicos devem considerar o período inicial de infecção em casos graves de COVID-19, pois pode afetar os níveis de stress e strain no tendão patelar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1961021 - ELAINE CRISTINA LEITE PEREIRA - nullExterno à Instituição - EMMANUEL SOUZA DA ROCHA - FACCAT
Presidente - 1962055 - RITA DE CASSIA MARQUETI DURIGAN
Externo à Instituição - RODRIGO SCATTONE DA SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 18:12
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app15.sigaa15