Banca de DEFESA: LARISSA BRENDA DE MELO BEZERRA FONTOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA BRENDA DE MELO BEZERRA FONTOURA
DATA : 04/08/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Teams
TÍTULO:

Estudo da ortografia em escolares com possível Transtorno Específico de Aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita. Ortografia. Leitura. Aprendizagem. Escolares.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Os transtornos específicos de aprendizagem geram dificuldades persistentes no processo de aprendizagem, em especial na leitura e na escrita. A presente pesquisa buscou estudar os aspectos relacionados à aprendizagem associados à escrita ortográfica. Foram realizados dois estudos distintos, sendo o primeiro um estudo transversal analítico-descritivo e o segundo uma série de casos. Participaram voluntariamente 89 escolares para o primeiro estudo e 10 para o segundo estudo. Os resultados apontaram para uma correlação importante entre leitura e escrita, mas uma correlação fraca entre consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória com a variável escrita. Além disso, no segundo estudo foi comparado resultados da avaliação de escrita antes e depois de uma intervenção fonoaudiológica. Os resultados apontaram para uma evolução estatisticamente significativa pós-intervenção.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS
Externa à Instituição - CÍNTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - 2102885 - LAURA DAVISON MANGILLI TONI
Presidente - 1994304 - LETICIA CORREA CELESTE
Notícia cadastrada em: 04/08/2025 10:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app19.sigaa19