Banca de DEFESA: Bruna de Sousa Santos

DISCENTE : Bruna de Sousa Santos
DATA : 30/01/2024
LOCAL: PLATAFORMA TEAMS

Caracterização da Deglutição de Idosos com Demência Assistidos em Centro de Referência à Saúde de um Hospital Universitário.

Demência; Disfagia; Transtornos de Deglutição; Envelhecimento; Fonoaudiologia

Introdução: A demência é uma síndrome neurológica degenerativa, caracterizada por um declínio cognitivo e/ou
alterações comportamentais que impactam na funcionalidade do indivíduo
Ao longo do processo demencial, é comum a manifestação de desafios relacionados à alimentação e deglutição, variando de acordo com o estágio e o tipo específico de demência. Objetivo: Analisar a função de deglutição em idosos com demência, utilizando dados de avaliação clínica obtidos em um Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI) de um hospital universitário. Métodos: Conduzido como um estudo observacional transversal retrospectivo, a amostra incluiu idosos neurotípicos e com demência, submetidos à triagem fonoaudiológica em um CRASI no Distrito Federal entre setembro de 2017 e dezembro de 2019. Critérios de inclusão envolveram idade ≥ 60 anos e avaliação pela escala Clinical Dementia Rating (CDR). Dados extraídos dos prontuários incluíram avaliação funcional, cognitiva e de humor, além da triagem fonoaudiológica. Resultados: Dos 230 participantes iniciais, 81 foram excluídos. A análise revelou uma prevalência significativa de alterações na deglutição nos estágios mais avançados da demência. As variáveis mais afetadas foram mastigação, voz molhada para líquidos e manipulação oral de sólidos. Houve diferenças significativas entre os grupos CDR, indicando pior desempenho conforme a gravidade da demência. Conclusão: A pesquisa destaca associações entre a gravidade da demência e comprometimentos na deglutição, evidenciando a necessidade de intervenções específicas nessa população. A análise funcional da deglutição mostrou-se valiosa para estratificação do risco, sugerindo a importância da triagem fonoaudiológica em idosos com demência para um manejo adequado dos distúrbios de deglutição.

Externa à Instituição - TEREZA LOFFREDO BILTON - PUC - SP
Externa ao Programa - 1994212 - CRISTINA LEMOS BARBOSA FURIA - nullPresidente - 2102885 - LAURA DAVISON MANGILLI TONI
Interna - 1994304 - LETICIA CORREA CELESTE
Notícia cadastrada em: 04/01/2024 11:18