EFEITO DO TREINAMENTO OLFATIVO EM HABILIDADES SENSORIAIS NASAL E ORAL EM INDIVÍDUOS COM SEQUELAS PÓS- COVID-19: UM ESTUDO QUASEEXPERIMENTAL
COVID-19, Olfato, Paladar, Estereognose, Treinamento Olfativo
Introdução: Em 2019 na China surgiu o novo SARS-COV-2, vírus que pela sua rápida disseminação ocasionou a pandemia de COVID-19 dos últimos anos. Dentre os vários sintomas já conhecidos, de 40 a 60% dos acometidos apresentam anosmia e disgeusia. Este fato ocorre devido ao vírus utilizar a enzima conversora de angiotensina 2 , presente nas células na mucosa nasal e oral, para adentrar no organismo, lesionando as células de suporte e afetando os neurônios sensoriais dessas estruturas. Apesar da maior parte dos indivíduos apresentarem recuperação do olfato e paladar após 4 semanas da infecção, cerca de 13% permanece com alterações após meses da COVID. Dentre as terapêuticas descritas na literatura, o treinamento olfativo é o que possui maior evidência científica para tratamento dos distúrbios olfativos. Objetivo: Comparar o olfato, paladar e estereognosia oral de indivíduos com sequelas após a COVID-19 antes e após a realização de treinamento olfativo. Métodos: Serão recrutados indivíduos recuperados de COVID-19 que possuem queixa de olfato e/ou paladar há mais de 30 dias após a infecção, considerando os critérios de inclusão e exclusão. Inicialmente os indivíduos serão submetidos a anamnese com aplicação de questionário qualitativo sobre olfato (Versão portuguesa do Questionnaire of Olfactory Disorders- Negative Statements - (bvQOD-NS)), e avaliação do olfato (Instrumento de avaliação e treinamento olfativo PRO-FONO), paladar (Taste Acuity Kit) e estereognosia oral (Instrumento de Estereognosia Intraoral PROFONO). Neste período a intervenção consistirá na realização do treinamento olfativo ((Henkin, 1969), 2 vezes ao dia, durante 8 semanas, com realização supervisionada semanalmente. A avaliação inicial será repetida após 1 mês e ao final da intervenção. Resultados esperados: Indivíduos apresentarão melhores escores nos questionários e protocolos de avaliação