USO DO NINTENDO WII ASSOCIADO A EXERCÍCIOS CONVENCIONAIS NAS DISFUNÇÕES DE MEMBROS SUPERIORES DE PESSOAS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA: EFEITOS E VIABILIDADE DOS JOGOS
Esclerose Múltipla; Membros Superiores; Realidade Virtual
Introdução: A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central (SNC) caracterizada por uma reação inflamatória que acomete a bainha de mielina. Apesar da sua etiologia não estar completamente estabelecida, sabe-se que existe a influência de fatores ambientais, genéticos e epigenéticos em sua causalidade quando estes interagem com fatores de riscos modificáveis. Os exergames apresentaramse como instrumentos potencialmente potentes para reabilitação de pacientes com EM. É um recurso que possibilita trabalhar de maneira concomitante domínios cognitivos e funções de membros superiores, de forma interativa e motivadora. Objetivo: Comparar os efeitos de um treinamento utilizando intervenção com RV por meio do vídeo game Nintendo Wii® associado a um treino convencional versus um treinamento convencional isolado, sobre a destreza manual, força de preensão manual, função cotidianas de MMSS, cognição, autopercepção de qualidade de vida e fadiga de pacientes com EM, além de avaliar a viabilidade terapêutica dos jogos utilizados. Materiais e métodos: Ensaio clinico randomizado, com dois grupos. Grupo experimental que realizou o treino com exergame utilizando Nintendo Wii® associado a um treino convencional versus grupo controle que fez apenas o treino convencional. Ambos os grupos participaram de 16 atendimentos individualizados e na presença do terapeuta/treinador. Foram feitos dois momentos de avaliação: antes do início da intervenção (baseline) e o segundo momento até uma semana após a finalização da intervenção. As reavaliações foram realizadas com os mesmos instrumentos que fizeram parte da avaliação inicial. Considerando como desfecho primário destreza de membro superior, utilizado o instrumento Nine Hole Peg Test (NHPT). Foram elegíveis indivíduos entre 18 e 60 anos, com diagnostico confirmado de Esclerose Múltipla de acordo com os critérios de McDonald. Resultados: espera-se que o grupo experimental obtenha uma melhora estatisticamente maior do que o grupo controle, uma vez que será potencializado por uso de tecnologia. Redução do tempo de execução do NHPT após o treinamento, apenas no GW (p=0,033), melhora significativa no GW (p=0,03) da coordenação motora grossa, redução significativa no tempo de execução nas atividades Bimanuais (p=0,03) e em Todas as Tarefas (p=0,04), apenas no GW.