Banca de QUALIFICAÇÃO: MCHILANNY BUSSINGUER DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MCHILANNY BUSSINGUER DE MENEZES
DATA : 03/09/2024
LOCAL: Plataforma Teams

TRAJETÓRIAS E CUSTOS ASSOCIADOS DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS INSERIDOS NO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL: UMA COORTE RETROSPECTIVA.

Recém-Nascido, Prematuridade, Custos, Análise de Custos, Método Canguru, Unidade Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal Convencional, Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal Canguru.

Introdução: O uso de tecnologias em saúde na fundamentação de políticas dos serviços públicos e de práticas de cuidado prestados, tem ampliado a discussão sobre a Avaliação Econômica em Saúde (AES). Estudos de custos na AES são basilares no processo de alocação racional de recursos, suportadas por conceitos e metodologias diversas. O Método Canguru (MC), instituído como política pública no Brasil, está associado à diminuição da mortalidade neonatal, sepse, hipotermia e hipoglicemia, bem como possíveis benefícios a longo prazo para o quociente intelectual, quando iniciado em recém-nascidos estáveis clinicamente. A avaliação de custos do MC, portanto, é uma temática atual e relevante no contexto de assistência em saúde. Objetivo(s): Identificar as trajetórias dos recém-nascidos prematuros no sistema hospitalar e ambulatorial considerando as três etapas do Método Canguru, além de estimar os custos diretos associados às internações hospitalares em uma Unidade Neonatal e às consultas do seguimento ambulatorial, em uma unidade pública do Distrito Federal nos anos de 2014 a 2023. Métodos: Coorte retrospectiva de caráter analítico e foco nos custos da assistência neonatal, através da extração de dados de pagamentos de procedimentos lançados nas AIH e na APAC, coleta dos registros em prontuários de lactentes nascidos e hospitalizados na Unidade Neonatal, estratificar os tipos de leitos ocupados (UTIN, UCINCO e UCINCA), e as consultas ambulatoriais. Análise das três etapas do MC sob a abordagem de microcusteio. Resultados esperados: Identificar custos da hospitalização do bebê prematuro em Unidade Neonatal, análise de custos das três etapas do MC, identificar custos do bebê prematuro, de acordo com as variáveis coletadas até o seguimento ambulatorial.

Externa à Instituição - MILADY CUTRIM VIEIRA CAVALCANTE - UFMA
Presidente - 1552214 - ALINE MARTINS DE TOLEDO
Externa ao Programa - 2169109 - CAROLINE DE OLIVEIRA ALVES - nullExterna à Instituição - DANIELE DE ALMEIDA SOARES MARANGONI - UFMS
Notícia cadastrada em: 09/08/2024 15:10