Respostas fisiológicas cardiovasculares, respiratórias e oxigenação muscularem pacientes cardiopatas durante do teste de degrau de 6 minutos: um estudo transversal
Insuficiência cardíaca; doenças cardiovasculares; teste do degrau de 6 minutos; capacidade funcional; teste do degrau de 6 minutos.
Introdução: Entre as doenças cardiovasculares (DCV), a insuficiência cardíaca (IC) é a principal causa de internações em cenário nacional, além de ser uma das principais causas de mortalidade, morbidade e hospitalizaçõesemtodoomundo.Aintolerânciaaoexercícioeredução da capacidade funcional (CF). são características clínicas presentes em pacientescomDCV,logo,aavaliaçãodosseuscomponentesévitalpara a correta prescrição do exercício. Entre os testes funcionais submáximos, o teste do degrau de seis minutos (TD6) é alternativa promissora, não requer equipamentos sofisticados nem espaços amplos, sendo uma alternativa viável para avaliação da capacidade funcional depacientes com doenças cardiorrespiratórias. Objetivos: Avaliaraintensidadedeesforçocardiovascularemetabólicoproduzido pelo TD6 e entender as variáveis relacionadas à aptidão cardiorrespiratória determinadas por meio da leitura de gases expirados e comparar os resultados com um grupo controle. Secundariamente,investigarainfluênciadefatorescomoaoxigenação muscular, composição corporal, função cardíaca, qualidade de vida e nível de atividade física com a capacidade funcional. Método: estudo observacional transversal realizado no Laboratório de Fisiologia da Universidade de Brasília - Campus Ceilândia (Brasil), incluindo indivíduos com doenças cardiovasculares clinicamente estáveis e um grupo controle. As avaliações foram realizadas em três etapas, a primeira etapa consistiu em um questionário de saúde, onde os participantes serão questionados sobre o seu tratamento de Doença Arterial Coronariana (DAC) e procedimentos cardiovasculares realizados previamente, além de escalas de avaliação cognitiva, avaliação do nível de atividade física, qualidade de vida e avaliação de composição corporal, na segunda etapa será realizado o Teste Cardiopulmonar de Exercício (TCPE) e na terceira etapa será realizado otestedodegraude6minutos.Ogrupocontroleserásubmetidoa Todas as etapas deavaliação,exceto a análise de qualidade de vida. Os Dados serão analisados em relação às normalidades exploratória e inferencial, com utilização de testes estatísticos apropriados.