Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CARVALHO LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELLY CARVALHO LOPES
DATA : 20/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: TEAMS_
TÍTULO:

Análise descritiva dos resultados do EASI (Avaliação da Integração Sensorial Ayres®) de crianças com 3 anos


PALAVRAS-CHAVES:

criança; integração sensorial; Ayres; avaliação; intervenção; desenvolvimento infantil; terapia ocupacional; reabilitação.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: Fundamentos: A integração sensorial é um processo neurobiológico que organiza sensações para ações adaptativas, a teoria de integração sensorial foi desenvolvida por Jean Ayres a partir da década de 50. Evidências Científicas: Estudos demonstram padrões de disfunção sensorial e eficácia da terapia ISA® em diversas populações. Instrumentos: Evolução do SIPT para o EASI, projetado para maior acessibilidade e validade internacional. Estudos no Brasil: Adaptação transcultural do EASI foi realizada por Massoqueto (USP, 2023). Relevância Social: Nesse estudo serão usados dados inéditos sobre crianças de 3 anos, uma faixa etária previamente não estudada. Há necessidade emergente de intervenções precoces para disfunções de integração sensorial, especialmente em populações com TEA, prematuros e outros grupos de risco e os resultados do estudo podem auxiliar essas intervenções. Objetivos: Descrever o funcionamento sensório-integrativo de crianças brasileiras de 3 anos e comparar dados com crianças de 4 anos e ajustar critérios de avaliação para a faixa etária de 3 anos. Participantes da Pesquisa: 55 crianças brasileiras com desenvolvimento típico (3 anos e 0 meses a 3 anos e 11 meses) com dados coletados no Brasil como parte da iniciativa internacional INDC.Critérios de Inclusão: Crianças de 3 anos com desenvolvimento típico e sem condições clínicas, educacionais ou de saúde mental. Critérios de Exclusão: Crianças prematuras, com síndromes, atrasos de desenvolvimento ou condições que afetem a integração sensorial. Metodologia: Estudo descritivo retrospectivo. Para a análise de dados serão utilizadas estatística descritiva e inferencial (SPSS v25.0), com testes paramétricos e não paramétricos. Resultados: Compreensão aprofundada das funções sensório-integrativas das crianças brasileiras de 3 anos e base para futuras avaliações e intervenções em faixas etárias mais jovens. Submissão de artigo científico com os resultados e compartilhamento com a CLASI.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARILIA PENNA BERNAL
Presidente - 1609352 - ANA CRISTINA DE JESUS ALVES
Interno - 1947805 - JOSEVAN CERQUEIRA LEAL
Interna - 2102885 - LAURA DAVISON MANGILLI TONI
Notícia cadastrada em: 23/01/2025 16:02
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