Banca de DEFESA: Amanda Larissa Oliveira Lima

DISCENTE : Amanda Larissa Oliveira Lima
DATA : 20/09/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Análise do desempenho de locomoção de crianças e adolescentes brasileiros com Paralisia Cerebral

Paralisia Cerebral, Motor Grosso, Mobilidade Funcional, Classificações, Capacidade Desempenho

INTRODUÇÃO: A criança com Paralisia Cerebral (PC) apresenta diferentes formas de locomoção as quais são influenciadas pelo ambiente, que pode atuar como facilitador ou barreira. OBJETIVO: Descrever e caracterizar o desempenho de locomoção de crianças e adolescentes brasileiros com PC em casa, na escola e na comunidade através da FMS (The Functional Mobility Scale) e relacionar com os níveis de GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa); verificar a relação entre capacidade de mobilidade, avaliada pelo GMFM (Gross Motor Function Measure), e o desempenho de locomoção em três diferentes ambientes (casa, escola e comunidade), avaliados pelo FMS. MÉTODOS: Estudo transversal, multicêntrico, observacional e descritivo. Incluídas crianças e adolescente diagnósticados com PC, avaliadas de março de 2021 a dezembro de 2022. No primeiro estudo as coletas foram realizada remotamente por meio de formulários eletrônicos: informações pessoais (idade, sexo, classificação clínica) e ambientais (uso de tecnologias assistivas, acesso a serviços de saúde), além do questionário do GMFCS-FR (Family Report), e da FMS para classificar mobilidade nos três ambientes. Estatística descritiva dos escores do FMS para descrever a frequência do desempenho de locomoção no GMFCS. Frideman para verificar diferenças entre os ambientes do FMS nos níveis de GMFCS. Kruskal-Wallis para verificar diferenças de locomoção nos níveis de GMFCS para cada ambiente do FMS e correlação de Spearman para verificar correlações entre escores do FMS e os níveis do GMFCS. No segundo estudo foram coletadas, presencialmente, informações pessoais e ambientes, um examinador treinamento aplicou o GMFM66 (capacidade) e completou as classificações de GMFCS e FMS (desempenho) em conjunto com os pais. Correlação de Spearman entre os escores do GMFM-66 (capacidade) e FMS (desempenho). RESULTADOS: Estudo 1: Participaram deste estudo 174 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. Idade média 9 anos (±2,65), sendo 104 (59,8%) meninos. Crianças GMFCS I não apresentam variabilidade de locomoção em casa, na escola e na comunidade. Crianças GMFCS II apresentam variabilidade de locomoção na escola e comunidade. Crianças GMFCS III utilizam em sua maioria cadeira de rodas na escola e comunidade. Metade das crianças GMFCS IV não apresentam locomoção indepentes e as nenhuma das crianças GMFCS V é independente em nenhum ambiente. As crianças GMFCS II se locomovem, significativamente,de formas diferentes variadanos ambientes. Há diferença significativa no desempenho de locomoção em casa, na escola e na comunidade entre os cinco níveis de GMFCS.Existe correlação forte e negativa entre os escore do FMS e os níveis de GMFCS. Estudo 2: Participaram 80 crianças com idade de 4 a 17 anos, média de 7,4 anos (±3,35), 62% do sexo masculino e 76,5% com comprometimento bilateral. Houve correlação positiva e forte entre os escores do GMFM-66 e o FMS (ρ=0,715, ρ=0,741 e ρ=0,680). CONCLUSÃO: Existe uma diferença significativa no desempenho de locomoção em todos os ambientes e em todos os níveis do GMFCS. Há correlação entre capacidade e desempenho.

Externa à Instituição - REJANE VALE GONÇALVES - UFMG
Externa à Instituição - DANIELA VIRGÍNIA VAZ - UFMG
Presidente - 1552214 - ALINE MARTINS DE TOLEDO
Externa à Instituição - ANA CRISTINA RESENDE CAMARGOS - UFMG