Banca de DEFESA: Thiara Dias Café Alves

DISCENTE : Thiara Dias Café Alves
DATA : 20/10/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Associação entre dor e fadiga em brasileiros com esclerose múltipla: um estudo transversal

esclerose múltipla; dor; fadiga; Extremidade Superior

A dor representa um problema de saúde que afeta mais de 80% dos indivíduos com Esclerose Múltipla, e a prevalência de dor crónica nesta população pode aumentar em quase 15% nos próximos sete anos. Estudos recentes indicam que a dor pode estar relacionada a prejuízos no humor e na qualidade de vida, além de interferir na qualidade do sono e na restrição da participação ocupacional e social. Além da dor, a fadiga é um sintoma incapacitante comum da EM e está atualmente associada ao aumento das limitações de atividades e restrições de participação social, reduzindo a capacidade de manter as atividades habituais. Embora o impacto da dor e da fadiga na funcionalidade das pessoas com EM seja bem conhecido, estes problemas relacionados com a saúde podem permanecer sem tratamento ou subestimado devido a barreiras relacionadas com o conhecimento dos mecanismos clínicos e recursos de tratamento. Objetivo: verificar a possível relação entre dor e os fatores que podem diminuir a funcionalidade em pessoas com EM, além de determinar a possível relação entre dor e fadiga percebida, em uma amostra brasileira de pessoas com EM. Método: Estudo transversal, não probabilístico. A amostra do estudo foi composta por 32 pacientes com esclerose múltipla. Os sintomas da dor foram registrados com base no domínio sintomas da Avaliação Funcional da Qualidade de Vida em Pacientes com Esclerose Múltipla. Força de preensão manual: utilizando um dinamômetro manual hidráulico. Avaliação da função dos membros superiores com Testd’ Evaluation de la performance des Membres Supérieurs des Personnes Âgées. A fadiga percebida foi avaliada pela Escala Modificada de Impacto da Fadiga. As análises estatísticas foram processadas no software Statistical Package for Social Science versão 22.0. Foi analisado o grau de correlação entre dor e fadiga, com o coeficiente de Pearson, calculado considerando o intervalo de confiança de 95%, utilizou-se uma regressão linear simples para determinar a possível influência da dor na fadiga. Resultados: No total, a amostra foi composta em sua maioria por participantes do sexo feminino, com EM do tipo remitenterecorrente, com alto nível de escolaridade. A dor muscular foi o tipo de dor mais comum relatado pelos participantes. A regressão linear simples foi realizada para determinar se os escores totais de dor predizem significativamente a fadiga percebida. O modelo geral foi significativo (F (1,30) = 11,67, p = 0,002) na dor, explicando 28% (R2 = 0,28) da variância nos escores de fadiga, sugerindo que pacientes com altos níveis de dor apresentam também maior fadiga Conclusão: Concluindo que, para uma amostra brasileira de pessoas com EM, a dor apresentou forte associação com fadiga, diferentemente de comprometimentos motores, idade, escolaridade, tempo de doença ou número de recidivas.

Externa ao Programa - 1955196 - ANA CLARA BONINI ROCHA - nullPresidente - 1952930 - FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS MENDES
Externo à Instituição - GUILHERME AUGUSTO SANTOS BUENO - UNIEURO
Externo ao Programa - 1734805 - OSMAIR GOMES DE MACEDO - null
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 09:21